GSI troca general que comanda segurança de Lula e familiares

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Amaro, trocou, nas últimas semanas, o general responsável por cuidar da segurança do presidente Lula e dos familiares do petista.

O cargo de secretário de Segurança Presidencial do GSI foi assumido pelo general de Brigada Ricardo Taranto. Ele substituiu o general Ricardo Peixoto, que estava no cargo desde maio de 2023.

3 imagens

O ministro da GSI, general Amaro

General Amaro, sucessor de GDias no comando do GSI
1 de 3

Ministro do GSI General Amaro

Manuel Marçal/Metrópoles

2 de 3

O ministro da GSI, general Amaro

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

3 de 3

General Amaro, sucessor de GDias no comando do GSI

Paulo Cappelli / Metrópoles

Segundo fontes do GSI, a troca na chefia de Segurança Presidencial se deu porque Peixoto foi promovido de general de Brigada para general de Exército e, assim, assumiu uma nova função.

Nesta semana, Peixoto assumiu o cargo de chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar da Amazônia no lugar do general Carlos Pimentel, que passou para a reserva.

Viagem a São Paulo

A coluna apurou que, na próxima semana, o novo secretário de Segurança Presidencial do GSI viajará a São Paulo com o ministro da pasta, o general da reserva Marcos Amaro.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, os dois visitarão as bases que o GSI tem na capital paulista, onde moram alguns filhos de Lula e onde o próprio presidente mantém uma casa.

Embora seja oficialmente o responsável pela segurança presidencial, o GSI divide a função com a Polícia Federal. na corporação, a tarefa é de responsabilidade da Diretoria de Proteção à Pessoa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.