Serviço de localização para emergências em celulares Android chega ao Brasil

 

Em uma iniciativa para aprimorar a segurança pública no Brasil, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em colaboração com o Google e operadoras de telefonia, anunciou o lançamento do Serviço de Localização de Emergência para dispositivos Android. A partir de agora, usuários do sistema operacional, que domina o mercado brasileiro de smartphones, poderão ter suas localizações compartilhadas automaticamente com serviços de emergência ao acioná-los via ligação ou mensagem.

A tecnologia, integrada nativamente ao Android, dispensa a necessidade de aplicativos extras ou ações por parte do usuário, proporcionando uma experiência simples e eficaz. Ao discar para números como 190, 192 e 193, ou enviar mensagens para 190 e 193, a localização do usuário, calculada com precisão através de GPS, redes wi-fi, dados móveis e sensores do aparelho, será enviada diretamente aos socorristas. O compartilhamento, feito de forma segura via SMS, garante a privacidade do usuário, sendo acessível apenas durante o contato com os serviços de emergência.

“O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta”, afirmou Carlos Baigorri, presidente da Anatel. Ele ressaltou ainda o empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício da sociedade.

Gratuidade

Compatível com dispositivos Android 5.0 ou superior, o serviço estará disponível gratuitamente para provedores de serviços de emergência e funcionará inclusive em áreas com cobertura limitada, garantindo seu alcance em regiões rurais e remotas. Implantado em outros países, o serviço tem mostrado seu impacto na redução dos tempos de resposta em emergências.

O Google planeja expandir o serviço em breve, implementando o envio de informações adicionais, como idioma do dispositivo, alergias e condições médicas pré-existentes, via HTTPS, aprimorando ainda mais a qualidade do atendimento. A empresa garante que não armazenará ou acessará tais informações.

Fonte: VEJA

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