Astrônomo flagra momento em que objeto desconhecido se choca com a Lua

Daichi Fujii, astrônomo e curador do Museu da Cidade de Hiratsuka, no Japão, flagrou um brilho em nossa Lua provavelmente causado pelo impacto de algum objeto espacial. Apesar de a causa do evento não ter sido definida, provavelmente trata-se de um impacto causado por um meteoro da chuva das Geminídeas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Qual é a diferença entre asteroide, cometa e meteoro?
  • Que tamanho um meteoro precisa para extinguir espécies? Depende de onde ele cair

Fujii flagrou os flashes nas noites de 6 a 8 de dezembro e publicou as imagens no X, o antigo Twitter. “Houve outro flash de impacto lunar nesta noite. Filmei isso em 360 fps na minha casa, às 22:34:35 em 8 de dezembro de 2024, e pude confirmar com vários telescópios”, escreveu ele na postagem. 

Segundo o astrônomo, meteoros e bolas de fogo têm aparecido diariamente, e os flashes de impactos lunares não ficaram de fora. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Confira:

Robert Lunsford, membro da Sociedade Americana de Meteoros, acredita que o evento pode ser parte da chuva de meteoros Geminídeas. “Ainda é um pouco cedo para atividade forte das Geminídeas, mas é possível que estes meteoros sejam da chuva, já que estão atingindo a Lua na direção esperada”, sugeriu. 

Esta é uma chuva de meteoros cujo pico ocorre em dezembro e, diferentemente de outros eventos do tipo, ela não é causada pelos detritos de um cometa, mas sim do asteroide 3200 Phaeton (ou “Faetonte”, como é chamado em português). Esta rocha espacial foi descoberta em 1983 e, apesar de ser considerada um asteroide próximo da Terra, ela tem algumas características parecidas com a dos cometas. 

Fujii concorda, e considera que a posição do radiante (a direção de onde a emissão parece vir) indica se tratar de um meteoro desta chuva — mas mantém a cautela. “Como meteoros esporádicos ainda são mais numerosos do que os da Geminídeas em observações em si, estes podem ser meteoros esporádicos”, sugeriu o especialista. 

Esta não é a primeira vez que o astrônomo flagra eventos do tipo em nosso satélite natural. Um objeto atingiu a Lua em fevereiro do ano passado, e Fuji registrou o impacto de sua casa. “Consegui capturar o maior flash de impacto lunar em meu histórico de observação!”, comemorou ele na época.

Leia também:

Como alguém no polo sul da Lua veria a Terra e o Sol? Este vídeo te mostra! 

NASA faz tour pela Lua e transmite tudo em um vídeo 4K 

Vídeo: Curiosidades da Lua 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.