Sede do IML e do IPDNA da Polícia Civil do DF é reaberto após reforma

Considerado um dos maiores da América Latina, o Instituto de Medicina Legal (IML) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi reinaugurado, nesta quarta-feira (18/12). O Executivo local investiu cerca de R$ 47 milhões na reforma do prédio, onde também fica a sede do Instituto de Pesquisa de DNA Forense (IPDNA).

Presente à inauguração, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), disse ter orgulho de estar à frente dessa “reconquista das forças de segurança”. “Temos os melhores índices em todas as áreas desse setor, um percentual altíssimo de esclarecimento de crimes. Tudo devido ao trabalho efetivo dessa Polícia Civil, que é a melhor do Brasil”, declarou.

O prédio foi construído no mesmo endereço da antiga sede, dentro do Complexo da PCDF, no Plano Piloto. Com cerca de 12 mil metros quadrados, o espaço é três vezes maior do que o anterior. A previsão é de que a obra tenha, no mínimo, 50 anos de vida útil – uma década a mais do que o tempo de uso da estrutura reformada.

Veja imagens:

6 imagens

1 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

2 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

3 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

4 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

5 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

6 de 6

Renato Alves/Agência Brasília

O prédio conta com salas para laboratórios de perícia e para exames de corpo de delito, cartórios, arquivos, celas e espaços para armazenamento de cadáveres, além de uma área destinada exclusivamente ao atendimento e acolhimento de vítimas de crimes sexuais.

O acesso das vítimas e familiares será separado do acesso de detentos, para evitar possíveis transtornos e constrangimentos aos usuários. A nova sede também conta com uma recepção separada para vítimas de violência sexual e para o atendimento psiquiátrico.

Para o secretário de segurança do DF, Sandro Avelar, a obra entregue “faz jus à corporação que o está recebendo. Faltava um prédio dessa magnitude como algo que possa dar suporte à continuidade dos belíssimos serviços que vem sendo prestados pela Polícia Civil.”

A obra foi viabilizada junto ao Ministério da Justiça e a Caixa Econômica Federal. A PCDF firmou convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e o valor para o novo IML veio de emendas da bancada federal do DF, entre deputados e senadores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.