Quando começa o verão? Solstício é neste sábado

O verão no Hemisfério Sul começa oficialmente nesta manhã de sábado, dia 21 de dezembro, às 6h19 (horário de Brasília). A estação marcada pelos dias mais quentes está diretamente ligada ao solstício de verão e vai até o dia 20 de março de 2025, quando será substituída pelo outono.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Entenda o que é equinócio e o que é solstício?
  • Que dia começa cada estação do ano?

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o verão brasileiro será marcado pelas altas temperaturas e pelas chuvas constantes. É possível que a temporada ainda seja impactada pela formação da La Niña, no Oceano Pacífico, que causa o resfriamento anormal das águas, o que pode reduzir a intensidade das precipitações no sul do país.

De forma oposta, o solstício de verão no Hemisfério Sul coincide com o solstício de inverno no Norte. Então, aqui, este é o dia mais longo do ano, enquanto que, por lá, será a noite mais longa do ano, marcando o início do inverno.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Início do verão no Brasil

O verão no Brasil é marcado pelas altas temperaturas, maior exposição à luz solar e dias mais longos — tanto é que, nos últimos meses, a discussão sobre a volta do horário de verão ganhou força dentro do governo federal, mesmo que as autoridades tenham optado por não implementá-la este ano.

Com solstício, o verão começa oficialmente no Brasil neste sábado, dia 21 de dezembro (Imagem: NASA)

Sobre os dias mais longos, é importante observar que isso não é perceptível de forma homogênea em todo o país. “Alguns efeitos das estações do ano são tão maiores quanto mais distante estamos do equador terrestre. Nas localidades próximas ao equador terrestre, o comprimento dos dias é praticamente o mesmo durante todo o ano e a diferenciação vai ficando cada vez maior, sendo máxima nos polos”, explica Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional (ON), em nota. Então, no Sul, os efeitos são mais perceptivos que, no Nordeste, por exemplo.

Agora, todo esse calor (que combina com praia e férias escolares) ocorre devido à inclinação de cerca de 23 graus do eixo da Terra em relação ao seu plano de órbita. Por causa da inclinação, os raios solares atingem mais diretamente um hemisfério do que o outro. Neste momento do ano, o “privilegiado” é o Sul.

Leia mais:

  • Minicérebros vão para o espaço e mudanças surpreendem cientistas
  • Navegar é preciso: como submarinos podem ajudar na exploração espacial
  • Quem são as 5 pessoas com o maior QI do mundo?

VÍDEO: O que acontece com o celular em ondas de calor e dias muito quentes?

 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.