Como vai se comportar o marketing do futuro?

Ahhh, as previsões… sempre tão desafiadoras e incertas!

Muito se acompanha em tendências de mercado e estudos altamente sofisticados sobre comportamentos do consumidor e, consequentemente, impulsionadores de vendas.

Uma aposta que eu certamente faria sobre o futuro do marketing é que ele será altamente interativo e alavancado pela tecnologia. Também poderia “quebrar meu cofrinho” e apostar todas minhas economias que agilidade para se adaptar e propor inovações serão comportamentos vitais no futuro — já tão presentes atualmente, também.

Mas afinal, o que será realmente um comportamento de marketing no futuro? Para mim: CONEXÃO! Embalada em uma alta dose de comunicação.

Estar onde o consumidor está, ver o produto sendo tocado por sua mão, sentir sua reação no momento da entrega, do primeiro uso, cheirar o ambiente, ir até onde o produto está! Ver como o consumidor se comporta. Não importa se é um produto ou serviço, se é físico ou virtual. A mágica sempre ocorre no momento da compra e, em seguida, do uso.

Gestores de empresas, principalmente os profissionais de marketing, devem estar crucialmente conectados com tudo que acontece para que suas marcas sigam sendo desejosas e, consequentemente, rentáveis.

Podemos ter o desenvolvimento de tecnologias no mais alto nível, mas nunca será por meio do computador de um lindo escritório – ou, atualmente, da sala de nossas casas – que teremos a real conexão com o que acontece na ponta.

Inteligência artificial, automação, realidade aumentada, marketing baseado em dados, entre outras, tudo isso são ferramentas poderosíssimas e que estarão lado a lado auxiliando e capacitando os profissionais de marketing do futuro. Isso já é realidade.

Porém, a conexão com o que realmente acontece no momento da verdade, ou seja, do uso do produto só consegue ser sentida olho-no-olho.

Conectar-se com esse consumidor sabendo fazer a pergunta certa e estando aberto para ouvir — princípio básico da comunicação — será a chave do sucesso. Você pode estar pensando: “mas que coisa simplista e pouco moderna!”. Sim, com certeza, mas também muito fora de uso atualmente.

Reflita: quando foi a última vez que você fez a jornada completa que seu cliente deve percorrer para comprar seu produto? Quando foi a última vez que você solicitou uma assistência técnica do seu próprio produto? Quando foi a última vez que você acompanhou uma reunião sem estar conectado ao seu celular ou e-mail? Difícil, não é mesmo?

Estar conectado às tendências de mercado amplamente estudadas e analisadas tem se mostrado mais fácil do que se conectar com o que está mais perto de você — e se comunicar com essas pessoas de uma forma mais humana.

Mariana Zanettini é head de marketing e comunicação do South Summit Brazil.

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