Como é acelerar um carro elétrico de 1.200 cv da Zeekr? O CT Auto te conta

De Ningbo, China

Uma das maiores virtudes dos carros elétricos é a capacidade de entregar ao motorista aceleração e torque instantâneos, não importa o modelo ou a força do(s) motor(es).

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Quando se está sentado ao volante de um carro com mais de 1.200 cavalos de potência, portanto, a sensação ao cravar o pé no acelerador é, sem exageros, a de sentir que a alma está prestes a sair do corpo.


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Um dos poucos carros elétricos produzido por uma marca chinesa a ter essas configurações poderosas é o Zeekr 001, em sua versão FR. E a reportagem do CT Auto teve a chance de pisar fundo no pedal do esportivo em uma autêntica pista de corrida, homologada até mesmo para receber eventos profissionais – exceto a Fórmula 1.

Fomos convidados pela Zeekr International para o Zeekr Day, evento global que ocorreu em Ningbo e Hangzhou neste mês de dezembro, e uma das atividades foi justamente a de dirigir os carros do portfólio no circuito oficial da Geely, com destaque parao 001 FR. E é essa experiência que vamos tentar compartilhar com você, amigo canaltecher.

Hora de entrar na pista com o Zeekr 001 FR (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

Acelere SEM moderação

Vocês se lembram que, recentemente, o CT Auto sugeriu que o Porsche Macan Turbo Electric deveria ser vendido com receita médica ou, ao menos remédio contra enjoo, tamanha sua “patada” ao sair do 0 a 100 km/h em 3,3 segundos?

O que deveria ser prescrito para quem tem a coragem – sim, pois o Zeekr 001 não é para os fracos- de cravar o pé em um esportivo que entrega mais de 1.200 cv quando o pedal do acelerador chega ao fundo?

Brincadeiras à parte, a sensação de estar ao volante de um carro com potência comparável aos de Fórmula 1 é, realmente, inexplicável e inesquecível, além de um pouco assustadora.

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Mesmo com um instrutor ao lado e em um ambiente controlado, ao menos duas vezes o piloto/repórter (mais repórter que piloto, claro) ouviu ordens de “go, go, go” para que afundasse ainda mais o pé no pedal da direita e, assim, sentisse todo o poder de um esportivo não apenas feroz na potência, mas extremamente equilibrado, mesmo nas curvas de alta.

Zeekr 001 FR não vem ao Brasil

Terminado o insano e emocionante teste nos pouco mais de 4.000 metros da sinuosa pista da Geely (que não foi travada pela organização para reduzir a velocidade dos jornalistas, como ocorre normalmente em eventos no Brasil), o sentimento foi de alívio e uma pontinha de tristeza.

Zeekr 001 FR é sensacional, mas não deve vir ao Brasil (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

O alívio, claro, foi por ter completado a volta rápida sem qualquer incidente, algo que poderia acontecer se eu resolvesse levar ao pé da letra os comandos de “go, go, go” (afinal, não sou piloto).

A tristeza, por sua vez, foi por saber que o excepcional Zeekr 001, com seus 1.265 cv de potência e 130 kgfm de torque, fruto dos quatro motores elétricos, instalados um em cada roda, não será vendido no Brasil, pois é exclusivo do mercado chinês.

De qualquer forma, os poucos minutos que o CT Auto vivenciou na direção de um dos carros elétricos mais velozes do mundo, capaz de chegar aos 100 km/h em 2,7 segundos, mostraram que a indústria automotiva chinesa está anos-luz à frente da brasileira. E a diferença, se nada for feito pelas marcas do país, será cada vez mais abissal.

*O repórter viajou à convite da Zeekr International

Leia a matéria no Canaltech.

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