Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana

Onze projetos da rede estadual de ensino da Bahia foram selecionados como finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025, um dos maiores eventos nacionais voltados para a ciência e tecnologia na Educação Básica. A conquista, anunciada durante o Encontro Estudantil da Rede Estadual, é resultado de um trabalho coletivo entre estudantes, professores e a Secretaria da Educação do Estado (SEC), que vem investindo continuamente na formação científica e tecnológica dos jovens baianos.

As propostas, desenvolvidas ao longo do ano letivo, refletem o protagonismo estudantil na busca por soluções inovadoras para desafios locais e globais. Da sustentabilidade ambiental à tecnologia aplicada à saúde, as iniciativas evidenciam o impacto transformador da educação pública e a importância de fomentar a iniciação científica como alicerce para o desenvolvimento social e econômico. Como aconteceu com os alunos Christian dos Santos Leal Ferreira e Guilherme Gaspar do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, do município de Candeias, que foram orientados pela professora Hevelynn Franco Martins no desenvolvimento do projeto “Futuro sustentável: Estudando alternativas através da utilização da abordagem STEAM no desenvolvimento de protótipos de energia renovável para auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas”.

O estudante Christian dos Santos não esconde a alegria: “Ser finalista da Febrace é um sonho que parecia inalcançável. Ver o projeto que construímos com tanto esforço voar para a maior feira de ciências do Brasil é muito gratificante. Estou muito feliz e grato com essa oportunidade. Uma experiência incrível. Só tenho a agradecer, principalmente, a nossa orientadora por ela nos motivar tanto a trabalhar com iniciação científica, com tanto prazer, nos oportunizando vivências que jamais sonhamos que seria possível”.

Esse avanço é fruto do compromisso da SEC em criar condições favoráveis para que os estudantes da rede estadual explorem o universo da ciência. O investimento em infraestrutura escolar, incluindo laboratórios modernos, na formação de professores e no suporte logístico para participação em eventos científicos demonstra o papel estratégico da Educação como motor de inovação. “O incentivo da Secretaria de Educação tem sido fundamental para que consigamos avançar os muros fora da escola com os nossos alunos e com os projetos de iniciação científica. O apoio da gestão escolar também é importante para que consigamos tantos êxitos no que eu mais me orgulho de falar: a mudança de vida dos nossos alunos”, revela a professora Hevelynn Franco, que também está concorrendo ao Prêmio de Professor Destaque na Febrace.

A professora Pachiele da Silva Cabral, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, do município de Araci, também expressou sua alegria. “Como professora, é uma imensa alegria e um privilégio ver nosso projeto Absorventes Biodegradáveis ser selecionado como finalista na Febrace. Essa conquista é resultado de muito trabalho, dedicação e do esforço coletivo dos estudantes. Nossa proposta de criar um absorvente sustentável, que além de ser biodegradável, possui propriedades benéficas para a saúde feminina, representa o compromisso em unir ciência, inovação e responsabilidade social e ambiental”, ressaltou.

Sobre a Febrace – É um movimento nacional de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo entre estudantes da Educação Básica. Realizada anualmente na Universidade de São Paulo (USP), a feira oferece um espaço único para jovens apresentarem projetos investigativos, interagirem com pesquisadores e ampliarem suas possibilidades acadêmicas e profissionais. A Febrace valoriza o pensamento crítico e o desenvolvimento de soluções criativas para os desafios da sociedade.

1. Absorventes Biodegradáveis feitos das folhas de amoreira (Morus nigra L)Conforto menstrual e sustentabilidade ambiental
Estudantes: Jaqueline Souza Andrade, Maria Isabella Santana Moura, Luis David Andrade Dantas.
Orientadora: Pachiele da Silva Cabral.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II, Araci, BA.

2. SAU-306 Saúde Coletiva AEDES_ALERT:Prototipagem de sensores na prevenção contra os mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus
Estudantes: Vitória Alves Araújo, Hanna Barbosa Castro, Louise Simões Cerqueira Bispo.
Orientador: André Luís Ramos da Costa.
Unidade: Colégio Militar de Salvador, Salvador, BA.

3. BiocimentoPrecast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas
Estudantes: Guilherme Chagas Paiva, Thiago Santos Ferreira, Maria Eduarda.
Orientador: Thales Lima do Nascimento.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional de Serrinha, Serrinha, BA.

4. Cosmetologia sustentávelNibs do cacau como alternativa para produção de esfoliantes naturais
Estudantes: Ana Carolaine Araujo dos Santos, Kauê Paulo Silva Putumuju, Manoella Marrie de Jesus Peruna.
Orientadora: Rosilma Silva Rodrigues.
Unidade: Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, Ipiaú, BA.

5. Couro ecológico
Estudantes: Bianca Silva Santos, João Pedro Barreto Ribeiro Rosa.
Orientador: Edippo Geovanni Dias de Souza.
Unidade: Colégio Democrático Estadual Castro Alves, Ipupiara, BA.

6. Do resíduo ao reuso:Tratamento dos efluentes do vinhoto para a fertirrigação e uso como biofertilizante
Estudantes: Joice Lavine Ribeiro Malta, Graziela Correia Alves, Ana Júlia Dias de Oliveira.
Orientadora: Edjane Alexandre Costa Soares.
Unidade: Colégio Estadual Norberto Fernandes, Caculé, BA.

7. Futuro sustentávelEstudando alternativas através da utilização da abordagem STEAM no desenvolvimento de protótipos de energia renovável para auxiliar no enfrentamento das mudanças climáticas
Estudantes: Christian dos Santos Leal Ferreira, Guilherme Gaspar.
Orientadora: Hevelynn Franco Martins.
Unidade: Colégio Estadual Luiz Viana Filho, Candeias, BA.

8. O impacto: IA e tecnologia
Estudantes: Érika Alves Silva, Vanessa Carine Chaves.
Orientadora: Vanessa Carine Chaves.
Unidade: Colégio Democrático Estadual Professora Florentina A. dos Santos, Juazeiro, BA.

9. OrnitoFauna da Serra do Imbé:Um estudo sobre riqueza e diversidade de espécies de aves de Caldeirão Grande – BA
Estudantes: Valdemir Lima da Cunha Júnior, Kaique Bruno de Lima Dias, João Hélio dos Santos Silva.
Orientador: Bruno Nunes Nogueira.
Unidade: Colégio Estadual de 1º e 2º Graus Rômulo Galvão, Caldeirão Grande, BA.

10. Possibilidades de criação de uma cooperativa no setor de turismo e lazer, no povoado de Piaus, Itiúba-BA – Vislumbrando potencialidades no contexto de sustentabilidade
Estudantes: Heloisa Santos de Araújo, Railane Bruno Moreira.
Orientadora: Nadja Nara Santos de Oliveira Souza.
Coorientadora: Giscarla da Silva Carvalho.
Unidade: Colégio Estadual Ary Silva, Itiúba, BA.

11. SISAÇÚCARRedução da gordura de células adiposas e manutenção da saúde bucal a partir do consumo de um açúcar de Agave Sisalana
Estudantes: Laryssa Barrêto de Azevedo Silva, Luna Santana Fonseca Lins, Clara Rodrigues da Silva Eloy
Orientador: André Luís Ramos da Costa.
Unidade: Colégio Militar de Salvador, Salvador, BA

Fonte: Ascom/SEC

O post Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.