Prefeitura de Brusque divulga balanço das ações na área da saúde no município

O ano de 2024 foi marcado por inaugurações, capacitações, mutirões e reconhecimento nacional pelos serviços prestados. Segundo a gestão municipal, o setor deu passos importantes para oferecer mais qualidade, acolhimento e eficiência à população.

Uma das principais conquistas do ano foi a inauguração do primeiro Pronto Atendimento (PA) 24 horas do município. Localizado no bairro Santa Terezinha, o espaço conta com 694 metros quadrados de estrutura e atende serviços de urgência e emergência todos os dias da semana, 24 horas por dia.

A unidade é equipada com salas de classificação de risco, medicação, observação, laboratório e consultórios médicos, além de contar com uma ambulância 24 horas. Na mesma linha de facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) passaram a atender em horário ampliado, das 7h às 19h, sem fechar para o almoço. Além disso, quatro unidades agora atendem das 7h às 22h. O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) também passou a funcionar das 7h às 19h através da ampliação.

Outra grande realização de 2024 foi o lançamento do projeto Motorista Particular (MOP), conhecido popularmente como Uber da Saúde, destinado ao deslocamento individual de pacientes em tratamentos especializados, como oncologia, quimioterapia, radioterapia e hemodiálise. Desenvolvido para evitar longas esperas e os desconfortos dos transportes coletivos, o serviço busca proporcionar mais dignidade aos pacientes, conduzindo-os diretamente de suas residências até os locais de tratamento.

O avanço expressivo na capacitação dos profissionais de saúde através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU) também foi relevante em 2024. Com um total de 51 capacitações realizadas, quase o dobro das 21 promovidas em 2023, o programa buscou qualificar e atualizar os profissionais para garantir melhores serviços à população. Entre palestras, oficinas e treinamentos, mais de 1.300 certificados foram emitidos, enquanto quase 2 mil profissionais participaram das ações.

Além disso, o município recebeu do Ministério da Saúde o Selo de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, um reconhecimento pelos esforços em prevenir a transmissão do vírus de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. Brusque também criou o Centro de Reabilitação Especializado em Saúde Infantil de Brusque (CRESI), voltado ao atendimento especializado a crianças com transtornos relacionados ao neurodesenvolvimento.

Para melhorar o acolhimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura realizou a substituição das placas de identificação em todas as 27 UBS do município. Outras iniciativas também marcaram o ano, como a contratação de 33 novas equipes de Saúde da Família. Mutirões de especialidades também trouxeram resultados importantes, como o atendimento a mais de 6 mil pessoas na fila de oftalmologia, além de ações em fonoaudiologia, ultrassonografia e ortopedia. Também foram entregues 10 mil itens e 120 novos computadores para modernizar os serviços de saúde, além de uma nova ambulância do SAMU para reforçar o atendimento de emergência.

Entre os avanços do ano, destacam-se ainda a reforma da UBS do Centro, a ampliação do teste do pezinho para todas as UBS e a formatura dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

Adicionar aos favoritos o Link permanente.