Chuvas amenizam e devem ficar restritas ao Sudeste; veja previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de chuva intensas, de até 100 mm, ao longo desta segunda-feira (23/12). Porém, agora o indicativo está restrito à Região Sudeste do país.

A área do alerta está restrita ao sul do Espírito Santo e de Minas (onde também chove no Triângulo Mineiro), ao noroeste de São Paulo e a partes do estado do Rio.

Um outro alerta feito pelo Inmet, porém, abrange ainda todo o Centro-Oeste, os estados do Paraná e de Santa Catarina, o restante do Sudeste, a Região Norte (exceto Amapá, norte do Pará e centro-leste de Roraima) e partes de Piauí, Maranhão e Bahia.

Conforme o órgão, em um início de verão atípico em todo o Brasil, a segunda começa com temperaturas amenas em boa parte do país, acompanhadas de uma queda no volume de chuva.

Deu praia

Diferente do restante do país, o tempo segue firme em grande parte do Nordeste, principalmente ao longo da faixa litorânea. As máximas em Natal, Maceió, Aracaju e Fortaleza não passam dos 32°C e dos 33°C em João Pessoa, Recife, Salvador e Teresina, esta última sendo a única capital da região, ao lado de São Luís, com pancadas de chuva isoladas.

Tempo nublado

Em Florianópolis a temperatura também cai, com máxima de 23°C e mínima de 19°C, depois de os termômetros registrarem 26°C nesse domingo (22/12). Partes do estado seguem com tempo nublado, o que pode ter contribuído para a queda de uma aeronave neste domingo, causando a morte das pessoas que estavam a bordo.

Na capital gaúcha acontece o inverso, com aumento de temperatura e máxima podendo chegar aos 29°C, depois de não superar os 22°C nesse domingo.

Segundo o MetSul, na serra, contudo, cidades como São José dos Ausentes (11,7ºC), Cambará do Sul (13,3ºC), Canela (13,9°C) e Rolante (14ºC) marcavam temperaturas baixas no início da tarde, resultado da passagem de uma frente fria que instabilizou o tempo com chuva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.