Mudanças na CNH para 2025: entenda quais alterações podem acontecer no processo

Nas últimas semanas, diversos rumores sobre uma CNH para carros automáticos em 2025 surgiram na internet. Algumas páginas, inclusive, cravaram que haverá uma mudança radical no modelo da carteira de motorista já a partir do dia 1º de janeiro do próximo ano. Só que na realidade as coisas não são bem assim e não existe nenhuma previsão de acontecer alguma mudança na CNH.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • 7 carros que mexeram com o mercado brasileiro em 2024
  • Honda e Nissan dão início ao processo de fusão que pode incluir a Mitsubishi

Antes de mais nada, é preciso entender qual foi o rumor espalhado nos últimos dias. Ele dizia que a CNH da categoria B, obrigatória para quem dirige carros, vai sofrer uma mudança radical a partir de 2025, sendo dividida em duas subcategorias: B1 e B2.

A primeira, a B1, seria exclusiva para quem deseja dirigir apenas carros automáticos. Já a B2 seria equivalente à categoria B atual, permitindo que os motoristas dirijam carros manuais e automáticos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda de acordo com os rumores, quem já é habilitado não precisaria fazer nenhuma mudança. Essa suposta alteração só seria válida para quem pretende tirar a primeira habilitação, passando a ter o direito de optar por dirigir apenas carros automáticos, ou ser habilitado também para conduzir também modelos manuais. Entretanto, nada disso se provou verdadeiro.

Exemplo de carro automático (Imagem: Unsplash)

CNH para carros automáticos em 2025: a verdade

Com a repercussão sobre o assunto, o CT Auto procurou os órgãos oficiais para saber se o rumor era verdadeiro. E, ao menos por enquanto, a informação oficial fornecida pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) é que não tem nenhuma decisão que vai atualizar as normas atuais.

De acordo com a Senatran, essa mudança no modelo da CNH ainda está em discussão na Câmara dos Deputados, e não teve nenhuma aprovação ainda. Dessa forma, não tem como prever quando a CNH para carros automáticos vai entrar em vigor, e se de fato haverá essa mudança.

Até aqui, a proposta tramita no Legislativo, mas ainda não foi sequer votada nas comissões técnicas necessárias. Caso a medida seja aprovada nesta etapa, somente depois haveria a votação no plenário da Câmara. Ou seja, ainda há muitas etapas que o Projeto de Lei precisa passar.

Exemplo de carro automático (Imagem: Unsplash)

Etapas do Projeto de Lei

Na realidade, já faz um bom tempo que esse assunto foi proposto na Câmara dos Deputados. O Projeto de Lei nº 7.746/2017 é de autoria da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO). E, curiosamente, no começo a ideia seria alterar a CNH de categoria A, de motocicletas.

Posteriormente, o projeto foi aprovado pela Comissão de Viação e Transportes, mas com uma observação. O parecer do relator mencionava que concordava com a alteração prevista, mas sem que houvesse uma subdivisão da categoria A. Além disso, o voto do relator determinou que todas as categorias da CNH brasileira passem a permitir essa escolha da transmissão.

Scooters têm popularizado as motos automáticas (Imagem: Unsplash)

Porém, como o projeto de lei não foi aprovado pelo Congresso Nacional até aqui, não há nenhuma previsão para uma mudança nas regras atuais. Mesmo depois de sete anos, não houve nenhum avanço significativo no projeto até aqui.

A Comissão de Viação e Transportes pediu, em 2017, que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) se encarregasse da regulamentação dos exames para veículos automáticos. No entanto, como a lei não foi aprovada ainda, o órgão não fez nenhuma alteração nesse processo também.

Como será a CNH em 2025?

Sendo assim, ao menos por enquanto, em 2025 o processo para obter a CNH seguirá o mesmo. Quem deseja obter qualquer categoria, precisa procurar uma Autoescola, realizar os exames necessários, passar pelo teste teórico e só depois partir para as aulas práticas e prova ao volante.

Porém, exceto o público PcD, qualquer outro candidato precisa dirigir e fazer a prova com veículos manuais. Particularmente, sempre é recomendável começar a dirigir pelos carros manuais, já que assim o motorista fica mais preparado para qualquer situação.

Por enquanto, tudo segue igual na CNH (Imagem: Divulgação)

Entretanto, como a frota de veículos automáticos tem crescido, inclusive nas motos, a discussão sobre as mudanças na CNH é válida. Porém, é preciso que o Congresso Nacional primeiro aprove as mudanças, para que depois elas aconteçam na vida real.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.