As 10 raças de cachorro mais bravas

Embora os cachorros sejam lembrados pelo companheirismo e pelo carinho. No entanto, alguns estão mais sujeitos ao comportamento agressivo. Conheça as dez raças de cachorro mais bravas.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • As 10 raças de cachorro mais fiéis
  • Cérebro dos cães sincroniza com o nosso quando os encaramos

Em entrevista exclusiva ao Canaltech, Richardson Zago, adestrador e sócio fundador do Patinhas Urbanas, diz que, dependendo de para qual a finalidade determinada raça foi criada, existe uma diferença na forma como os cães reagem a determinados estímulos.

“Por exemplo, a mordida de cães do tipo retriever é mais ‘macia’, pois foram desenvolvidos para pegar a caça com a boca, mas sem machucar aquele animal”, explica.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Enquanto isso, a veterinária Monique Rodrigues, CEO da Clinicão, reforça as raças mais agressivas não necessariamente são raças violentas:

“Quando falamos de cães, a agressividade costuma estar relacionada a um comportamento territorial e protetor, especialmente em relação ao tutor, ou a um perfil mais energético. Além disso, são raças que historicamente possuem funções que contribuíram para esse desenvolvimento, como cães de guarda”.

Como controlar a agressividade de um cão

De acordo com Zago, “um cão que foi socializado corretamente, mesmo que de raças consideradas agressivas tende a ter maior tolerância com outros cães e pessoas, assim como cães que são criados em espaços menores e com pouco gasto de energia tendem a ser mais agressivos e destrutivos”.

As técnicas para deixar um cão menos agressivo envolvem:

  • Socialização
  • Adestramento baseando sempre na necessidade do animal
  • Manejo correto para aquele indivíduo desde a infância até a idade adulta

Os mitos dos cachorros bravos

Mas alguns cachorros passam por alguns estigmas de agressividade que não necessariamente condizem com a realidade. “De um lado, temos os pit bull que são cães extremamente delicados e carinhosos, que por vezes eram até usados como cães babá para os bebês. Porém, ao perceber que a mordida desses animais é muito forte algumas pessoas começaram a criar os cães menos sociáveis, para que fossem anti sociais com outros cães e dessa forma transformando alguns em cães de briga”, explica o adestrador.

O pit bull é uma raça que ainda sofre muito estigma (Imagem: ROMAN ODINTSOV/Pexels)

“O que faz com que o pit bull seja tão temido, é a força da mordida e a necessidade de que se tenha tutores experientes pois são cães de temperamento mais teimosos. Do outro lado temos o golden que em teoria é um cão extremamente dócil e que ‘não morde’ mas que determinada forma de criação e erro de manejo os transforma em cães extremamente agressivos, apesar da cara fofa”, complementa.

As raças de cachorro mais bravas

Na conversa com os dois especialistas, chegamos a uma lista de raças de cachorro mais bravas:

  • Pinscher
  • Chihuahua
  • Chow chow
  • Doberman
  • Akita
  • Dachshund
  • Rottweiler
  • Jack Russell Terrier
  • Cane Corso
  • Dálmata

Pinscher

Ao pensar em cachorro bravo, com certeza o pinscher é um dos primeiros que vem à mente, confere? Segundo o adestrador, normalmente cães de guarda e caça são cães mais bravos e territoriais, uma vez que as raças foram aprimoradas para isso. É o caso do “diminuto pinscher nos cães de guarda“.

Chihuahua

O pequenino chihuahua também se enquadra entre as raças de cachorro mais bravas. “Pequenos, mas podem ser bastante territoriais e protetores”, comenta Monique.

Chow chow

Segundo a veterinária, os cães da raça Chow chow são “conhecidos por serem territoriais e dominantes”, por isso também se destacam pelo potencial de agressividade.

Doberman

Seguindo a mesma linha de raciocínio das raças usadas para guarda e caça, temos o Doberman. “Podem ser superprotetores”, alerta a veterinária.

Akita

“Independentes e protetores, podem ser desafiadores para donos inexperientes”. Esses são os cães da raça Akita, de grande porte.

Dachshund

Já os cães da raça Dachshund, originalmente criados para caçar, “podem ser reativos se não forem bem socializados”.

Rottweiler

Rottweiler está entre as raças de cachorro mais bravas (Imagem: Kevin Seibel/Unsplash)

Também é o caso dos Rottweiler. “Grandes e protetores, precisam de socialização desde cedo”, segundo a veterinária.

Jack Russell Terrier

Mas como vimos em outros casos da lista, muito se engana quem acha que a agressividade reside apenas nas raças de grande porte. Prova disso é o Jack Russell Terrier. “Pequenos, mas com muita energia e podem ser reativos”, diz Monique.

Cane Corso

Já os cães da raça Cane Corso são “grandes e poderosos, precisam de um treinamento firme e consistente”, por isso vale a atenção para o potencial de agressividade.

Dálmata

Talvez uma grande surpresa na lista de raças de cachorro mais bravas, o dálmata também podem se tornar reativos se não forem bem treinados, segundo a veterinária.

“No entanto, deve-se enfatizar que a criação, o treinamento e a socialização têm um grande impacto no comportamento de qualquer cão. Qualquer cão pode ser agressivo sem a educação adequada. A criação e o treinamento são fundamentais para garantir que qualquer raça de cão seja bem-comportada e segura”, finaliza a especialista.

Leia também:

  • Cachorros conseguem pensar em conceitos abstratos, segundo estudo
  • Cachorros revolucionam tratamento contra câncer em humanos; entenda

VÍDEO | CARREGADOR EXPLODE APÓS SER MORDIDO POR CACHORRO

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.