5 golpes aplicados em idosos e como se proteger

Há diversos tipos de golpes aplicados em idosos, seja por chamadas telefônicas ou por contato realizado através do WhatsApp. Em comum, as tentativas de fraudes tentam coletar dados pessoais ou desviar dinheiro através de transferências via Pix ao anunciar problemas na conta bancária, falsos sequestros e muito mais.

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5 golpes aplicados em idosos

 A seguir, o Canaltech detalha os seguintes golpes:

  • Falsa central telefônica;
  • Falso sequestro;
  • Golpe do WhatsApp;
  • Falso motoboy;
  • Empréstimo consignado falso.

1. Falsa central telefônica

No golpe da falsa central telefônica, o golpista entra em contato por telefone ou WhatsApp e identifica-se como um funcionário de banco. No decorrer da conversa, ele alega que há problemas na conta ou informa uma compra suspeita, solicita dados da vítima e, na sequência, pede uma transferência para regularizar a situação na conta ou cartão. 


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É importante relembrar que os bancos nunca solicitam dados como senhas ou chaves de segurança por telefone ou mensagem, assim como não exigem transferências ou pagamentos para solucionar problemas na conta. 

2. Falso sequestro

As ligações para anunciar um falso sequestro são praticadas antes mesmo do surgimento de redes sociais, smartphones e do uso cotidiano da internet. Contudo, a técnica se aprimorou com o vazamento de dados no ambiente digital, com o uso dos nomes de parentes de fato das vítimas para dar mais veracidade às tentativas de contato.

Nessa abordagem, a vítima recebe uma ligação telefônica e, quando atende, uma pessoa do outro lado da linha simula uma voz de choro, chamando pelo pai ou mãe, dizendo que foi sequestrada. Depois, outro golpista entra na linha e exige uma transferência bancária para o suposto resgate. 

Ao receber uma ligação desse tipo, é importante manter a calma e nunca falar o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. A ação imediata é ligar para o familiar, a partir de outro telefone, para confirmar se está tudo bem. 

Caso o sequestro seja verdadeiro, entre em contato com a polícia por outro telefone e siga as orientações das autoridades.

3. Golpe do WhatsApp

O golpe do WhatsApp ocorre quando a vítima recebe uma ligação com a oferta de alguma vantagem, como promoção em uma loja ou gratuidade em um serviço, com objetivo de invadir a conta do mensageiro.

Nesta tentativa, o golpista tenta cadastrar o WhatsApp da vítima em seu celular e, durante o contato, pede o código recebido por SMS, com a explicação de que o procedimento é necessário para atualizar um suposto cadastro ou confirmar a promoção. 

Com a sequência numérica em mãos, o WhatsApp da vítima é transferido para outro aparelho para aplicar golpes. 

Para evitar esse tipo de crime, é importante não oferecer o código de confirmação a terceiros — o mesmo é válido para outros aplicativos, como o Instagram e Facebook. Também é necessário habilitar a verificação em duas etapas do WhatsApp.

4. Falso motoboy

A fraude do falso motoboy também começa pela ligação de um suposto funcionário de banco para informar que o cartão da vítima foi clonado. Em seguida, ele solicita que uma nova senha seja digitada no telefone e que o plástico seja cortado ao meio. 

Após o contato telefônico, um motoboy vai até o endereço da vítima para buscar o cartão para fazer uma falsa perícia. Porém, apesar do corte, o chip continua funcional e, depois de ter o plástico em mãos, o golpista ainda consegue fazer operações financeiras normalmente. 

Vale alertar que nenhum banco pede de volta o cartão ou faz a coleta na casa do cliente. Além disso, durante os contatos telefônicos, as instituições financeiras também não solicitam dados sigilosos, como senhas, aos clientes.

5. Empréstimo consignado falso

O golpe do falso empréstimo consignado, que acontece por ligação ou mensagem no WhatsApp, envolve a oferta de um novo crédito ou de uma portabilidade com boas condições para a vítima. No contato, o golpista se passa por um funcionário de um banco e solicita dados pessoais, como nome, CPF e muito mais. 

Depois disso, é solicitado um depósito bancário via Pix que irá cobrir as “taxas” de cadastro ou adiantamento de parcela. 

Ao receber uma proposta do tipo através de um contato desconhecido, entre em contato com o seu banco para confirmar a oferta. Também é importante evitar o compartilhamento de dados pessoais ao receber ligações do tipo. 

Como se proteger de golpes

O primeiro passo para proteger idosos contra golpes é informá-los sobre os diferentes tipos de fraudes e como evitá-las. Veja algumas dicas:

  • Ficar atento a ligações suspeitas, movimentações e comportamento financeiro anormal;
  • Evitar a troca de informações pessoais e sigilosas, como senhas, CPF e mais, com desconhecidos;
  • Limitar a instalação de aplicativos suspeitos no celular, computador e tablet;
  • Entrar em contato com parentes e pessoas de confiança antes de fazer uma transação bancária.

Caso a pessoa tenha caído em algum tipo de golpe, a primeira coisa a se fazer é entrar em contato com o banco para que o aplicativo e senha sejam bloqueados. Também é importante coletar todas as informações do golpe e fazer um boletim de ocorrência.

Se o golpe aplicado for por meio de Pix, é possível acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para tentar reaver o dinheiro transferido.

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