CEO do X defende notas da comunidade como forma mais eficiente para checar fatos

A CEO do X (antigo Twitter), Linda Yaccarino, celebrou a decisão da Meta de adotar notas da comunidade para verificar publicações nas redes sociais da empresa. “Mark [Zuckerberg, CEO da Meta], bem-vindo à festa”, brincou a diretora executiva em apresentação na CES 2025. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • IA, placas de vídeo e notebooks: tudo que foi lançado no dia 2 da CES 2025
  • Comprar notebook não vai mais ser tão difícil em 2025

As notas da comunidade existem no X desde 2022 e permitem que os próprios usuários contestem posts enganosos ou com desinformação — caso a reclamação seja aprovada pela comunidade, a publicação original ganha uma nota para trazer mais contexto e corrigir erros. Para Yaccarino, a Meta percebeu que esta é a forma mais eficiente e rápida para checar dados

“Eu acho muito animador quando você pensa nas notas da comunidade sendo boas para o mundo, essa consciência coletiva global que mantém uns aos outros responsáveis em escala global e em tempo real, e nada poderia ser mais validador do que ver o Mark e a Meta percebendo isso. E também inspira um comportamento melhor, certo? Quando um post é notificado, ele é menos compartilhado”, comentou a CEO do X.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Responsável por Facebook, Instagram e Threads, a Meta anunciou ontem (7) que vai deixar de usar fact checking feito por órgãos independentes, algo que existia nas redes sociais da Big Tech desde 2016, e adotará um sistema de notas da comunidade. O recurso será testado inicialmente nos EUA.

Linda Yaccarino também aproveitou a conversa para trazer números sobre o X e falar sobre perspectivas futuras na plataforma — confira os destaques:

Retorno de anunciantes

De acordo com a CEO, “90% dos anunciantes voltaram ao X”, após um período turbulento na rede social que resultou na debandada de muitas empresas. Três pontos principais justificam a melhora:

  • Segurança, com destaque para as notas da comunidade;
  • Inovações no produto com a criação de novos recursos;
  • A ausência de um substituto à altura do X.

Linda Yaccarino destacou a criação de uma nova ferramenta para anunciantes chamada Trend Genius, no qual é possível aproveitar um tópico em alta na rede social e disparar anúncios para aproveitar o embalo. O recurso, considerado o “Santo Graal para anunciantes” na visão da executiva, passa por testes com parceiros selecionados e foi usado durante a cobertura do Globo de Ouro.

Linda Yaccarino, CEO da X Corp, em conversa durante a CES 2025 (Imagem: Gabriel Rimi/Canaltech)

X como fonte de notícias

A CEO também comentou o impacto do X para acompanhar tendências e divulgar notícias em tempo real no mundo todo. Em 2024, a plataforma começou a implementar experiências segmentadas para trazer conteúdos, com destaque para um espaço exclusivo para falar da NFL, liga nacional de futebol americano dos EUA.

Segundo a executiva, o resultado já teve 4 bilhões de visualizações em vídeos e mais de 36 bilhões de impressões sobre o tema. O X pretende ampliar esse tipo de cobertura para mais competições. 

“Você vai ver outras grandes ligas ao redor do mundo, então é seguro assumir que isso vai expandir”, comentou. 

Com discurso similar ao de Elon Musk, criticou os veículos tradicionais de imprensa e disse que não fazem parte do futuro das notícias, dando destaque a criadores de conteúdo independentes no X e ao fato da plataforma servir de palco para discussões com líderes globais.  

Vale destacar que o X se movimenta para deixar de ser apenas uma rede social e ganhar relevância como uma plataforma de notícias após a aquisição de Musk. O aplicativo da plataforma, inclusive, é listado na categorias de notícias da App Store.

VÍDEO: Roteador com IA da Asus | CES 2025

 

Expectativas para 2025

Perguntada sobre tecnologias ou conceitos no radar do X para 2025, Yaccarino destacou dois recursos: o chatbot de IA Grok, rival de ChatGPT e Gemini, e o X Money, plataforma para facilitar transações financeiras no app. 

“Essas duas coisas juntas trazem uma diferenciação profunda para nossa empresa e nos impulsionam profundamente”, concluiu.

Com colaboração de Gabriel Rimi

CES 2025: veja os destaques da maior feira de tecnologia do mundo

Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Gabriel Rimi/Canaltech)
Apresentação NVIDIA | CES 2025
Apresentação NVIDIA | CES 2025 (Felipe Szatkowski/Canaltech)

Leia mais sobre a CES:

  • Hyundai Ioniq 9 estreia na CES 2025 com SmartThings da Samsung
  • Acessório leva segundos para dar 100% de bateria no seu celular; entenda
  • Conheça o notebook da Dell que promete facilitar o reparo

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.