“Ainda estamos aqui”, discursa Lula em ato sobre o 8 de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta quarta-feira (8/1), um discurso com referências à época de ditadura militar e aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

“Hoje é dia de dizer em alto e bom som: ainda estamos aqui. Para dizer que estamos vivos, a democracia viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 2022… de 2023. Estamos aqui para dizer ditadura nunca mais, democracia sempre”, afirmou, em evento no Palácio do Planalto.

A frase é referência a livro de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história do pai, Rubens Paiva, que foi torturado e morto pela ditadura militar de 1964.

Lula colocou que, se o golpe tentado em 2023 tivesse vingado, “muitos de nós estaríamos exilados ou presos, como aconteceu no passado”.

“Estamos aqui em nome de todas as Marias, Clarices e Eunices”, pontuou, emocionado, em referência à Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva. Na mesma solenidade, o presidente retificou a criação do prêmio com o nome dela, que era defensora dos direitos humanos.

“Participar desse evento no Planalto é dizer em alto e bom som: não é possível alguém imaginar que exista melhor forma de governança no mundo fora a democracia, ela é tão boa que permitiu um mecânico sem diploma chegasse à Presidência. isso só pode acontecer na democracia.

O titular do Planalto ainda agradeceu as Forças Armadas, presentes no evento, “para mostrar esse país que é possível construir Forças Armadas com propósito de defender a soberania nacional”.

Lula ainda fez piada com o plano de “kids preto” de assassinar ele, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Escapei com o Xandão e companheiro Alckmin de um atentado de um bando de irresponsáveis, um bando de aloprados, que acharam que não precisava deixar a Presidência depois da eleição e queria seria fácil tomar o poder”, falou.

“Falei para o Alckmin: acho que Deus é muito inteligente e ele achou que a gente daria mais trabalho aqui”, completou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.