Avião vara pista do aeroporto e explode em praia de Ubatuba

Um avião de pequeno porte, com capacidade para 8 pessoas, varou a pista do Aeroporto de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, explodiu após invadir a praia do Cruzeiro e deixou uma pessoa morta na manhã desta quinta-feira (9).

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Cientistas incendeiam carro elétrico para estudar riscos à saúde
  • Delta celebra centenário na CES 2025 e promete mais tecnologia para passageiros

De acordo com informações da prefeitura local, o jato modelo Cessna Citation, viajava com quatro passageiros a bordo — um casal e duas crianças —, e todos foram retirados com vida para serem levados ao hospital.

O piloto da aeronave, porém, ficou preso nas ferragens e acabou morrendo no local quando foi retirado dos destroços do avião. Os socorristas ainda tentaram reanimar a vítima com massagem cardíaca, mas não conseguiram.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A Prefeitura de Ubatuba informou ainda que a queda do acidente deixou ao menos três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local feridas. Uma outra, que estava na orla da praia, foi atendida pelo Samu com uma fratura, mas não corre riscos.

O que causou o acidente?

Segundo a Rede Voa, responsável pela administração do Aeroporto de Ubatuba, o avião que explodiu após varar a pista e invadir a praia decolou em Goiás e tentou, sem sucesso, pousar no litoral norte de São Paulo.

A causa oficial do acidente não foi declarada ainda, mas, segundo a concessionária, as condições meteorológicas eram desfavoráveis, com muita chuva e pista molhada. A Agência Nacional de Aviação (ANAC) informou que a situação de aeronavegabilidade do avião era “normal”, mas que a operação para táxi aéreo (pouso ou decolagem) havia sido negada.

Leia também:

  • Avião cai em Gramado (RS), deixa dez mortos e 17 feridos
  • O que é a caixa preta de um avião?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.