Dermatologista revela o melhor antirrugas e estimulador de colágeno

A coluna Claudia Meireles está sempre de olho nos conteúdos postados por profissionais da saúde, e uma que não sai do radar é a dermatologista Maria Paula Del Nero, de São Paulo. A médica publicou um vídeo em que revelou qual fórmula detém o título de melhor antirrugas. Segundo a especialista, o componente com essa propriedade responde pelo nome de ácido retinóico, também conhecido como tretinoína.

De acordo com a dermatologista, o ácido retinóico é “um dos ativos com maior comprovação científica para estímulo de colágeno”. Ela explica a respeito da fórmula derivar da vitamina A, e oferecer um leque de benefícios para a saúde da cútis, a exemplo de “promover a renovação celular”. Quanto a essa função, a médica frisa que a substância acelera a remoção de partículas mortas e devolve o viço da pele.

Foto colorida de uma mulher negra fazendo skincare - Metrópoles
A dermatologista elucida como o ácido retinóico promove a renovação celular da pele

Maria Paula argumenta que a aplicação do ativo favorece o estímulo da produção de fibroblastos, isto é, células responsáveis pela produção tanto de colágeno como de elastina. O melhor antirrugas também inibe a degradação da importante proteína, conforme salienta a médica: “O ácido retinóico bloqueia as enzimas chamadas metaloproteinases, que quebram o colágeno existente, protegendo a estrutura da pele.”

Antes de recorrer aos efeitos da fórmula, vale consultar um dermatologista para saber a sensibilidade da cútis.

Em seguida, a especialista orienta sobre a concentração ideal do ácido retinóico a ser usado e sugere possíveis associações. A médica relata instruir os pacientes a intercalarem a aplicação do ativo com um hidratante à base de ácido hialurônico ou niacinamida com o objetivo de hidratar e acelerar a cicatrização da pele nova.

Foto colorida de mulher com cabelo grisalho passando sérum no rosto - Metrópoles
O ácido retinóico deriva da vitamina A

A dermatologista ressalta que o ácido retinóico tende a provocar descamação. “Sempre é recomendado iniciar da menor concentração 0,025% e, aos poucos, ir subindo até 0,25%”, reforça. A especialista comenta quanto ao melhor antirrugas poder ser combinado com outros ativos, sendo os mais comuns aloe vera, bisabolol e corticoides. A associação visa “deixar o produto menos irritativo.”

“Também pode ser associado a clareadores, como a hidroquinona, ou até mesmo a antibióticos, a exemplo da clindamicina, para o tratamento da acne”, elucida Maria Paula Del Nero.

Ela avisa sobre a fórmula ter de ser obrigatoriamente usada no período da noite em razão da fotossensibilidade.

Skincare
Maria Paula Del Nero alerta que o ativo deve ser aplicado somente à noite

Outro alerta da médica envolve as regiões de aplicação: “Nunca próximo aos olhos e lábios, pois a pele dessas áreas é extremamente fina e tende a causar irritação.”

A especialista considera ser primordial passar um creme hidratante nessas áreas — olhos e lábios — antes de aplicar o ácido no rosto. A médica reitera que o ácido retinóico pode vir a causar queimaduras se a cútis for exposta ao sol, motivo pelo qual o uso deve ser apenas à noite.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.