O que é tempestade Akará e o que esperar dela

A questão “o que é tempestade Akará?” paira sobre nossas mentes desde o anúncio feito pela Marinha do Brasil, na última segunda-feira (19), desse fenômeno atípico que deve seguir rumo ao Sul do país e se dissipar mais tarde nesta semana.  Apesar de não oferece perigo em terra firme, traz risco para a navegação em alto-mar. Do que se trata? O que esperar? 

  • Qual a diferença entre ciclone, tornado e furacão?
  • Furacões estão ficando tão fortes que cogita-se criar Categoria 6

A tempestade Akará se formou na costa do Sul do Brasil devido ao aprofundamento de centro de baixa pressão, que antes passou por estágios chamados de depressão subtropical e depressão tropical. Conforme explica a Metsul Meteorologia, a tempestade tropical representa o estágio anterior ao de um furacão em ciclones tropicais.

O que é tempestade Akará?

Akará é a quarta tempestade tropical na costa do Brasil neste século, e o primeiro ciclone a ser nomeado no Brasil desde a tempestade subtropical Yakecan, que aconteceu durante maio de 2022. 


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

Formação da tempestade Akará (Imagem: NASA/NOAA/METSUL)

A National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA, a agência de tempo e clima dos Estados Unidos) revelou que, durante a madrugada de segunda, Akará tinha as coordenadas -29ºS e 42,3ºW com pressão mínima central de 997 hPa. Isso significa que ela estava em alto-mar, a Leste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina.

O que significa Akará?

A tempestade recebeu o primeiro nome da nova lista de ciclones e passou a ser denominada como Akará em homenagem a uma espécie de peixe na língua Tupi.

Trajetória de Akará

A estimativa dos meteorologistas é que a tempestade Akará seguirá avançando no sentido Sul, a Leste do Sul do Brasil, nesta primeira metade da semana. Assim, deve reduzir a velocidade do deslocamento em mar aberto ao alcançar latitudes do Rio Grande do Sul entre esta terça-feira (20) e a quarta-feira (21).

Em seguida, Akará deve enfraquecer ao se deslocar por águas mais frias e “encontrar vento mais divergente”.

Akará pode se tornar um furacão?

Um alerta feito pela NOAA é que Akará pode passar a ser designada como um furacão. Isso acontece se os ventos forem acima de 119 km/h, mas por enquanto, o fenômeno foi registrado com ventos de 65 km/h.

Isso o enquadra, pelo menos por hora, como um ciclone tropical. A classificação contempla ventos sustentados entre 63 km/h e 119 km/h, no caso. 

Tempestade Akará é perigosa?

A tempestade Akará deve se distanciar do continente. Segundo o Metsul, apesar de o campo de vento forte de um ciclone poder se estender por centenas de quilômetros, o vento mais forte e intenso fica limitado a áreas de mar aberto e distante da faixa costeira por todas as projeções, sem exceção.

O que isso quer dizer: na costa, será possível notar uma agitação marítima com ondas mais altas, mas, como a própria equipe de meteorologia tranquiliza: “nada significativo”.

“Mesmo o risco de uma ressaca maior não é alto, uma vez que, pelas características do sistema e a intensidade do vento em torno do seu centro de circulação, não seria tão expressivo como nos comuns ciclones extratropicais de inverno”, dissertam os especialistas do veículo de meteorologia.

Mas além de saber o que é tempestade Akará, vale notar que há uma possibilidade de chuva isolada e ocasionalmente temporais localizados. Nada que represente perigo ao continente, de qualquer modo.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Herói indestrutível da DC fica ainda mais poderoso após remoção de fraqueza
  • Star Wars finalmente revela por que Luke perdeu a mão 44 anos depois
  • Semana do Cinema 2024 traz ingressos a R$ 12 em todo o Brasil
  • 🤑 BARATO | Aproveite Galaxy S23 de 512 GB em super oferta
  • Como ter certeza de que o homem pousou na Lua?
  • Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
Adicionar aos favoritos o Link permanente.