Monitoramento e incentivo a vacinação são necessários na prevenção do MHPV na Bahia

Diante do alerta da Sesab, reforçamos a necessidade de monitoramento e sensibilização dos profissionais dos Núcleos de Epidemiologia para identificação e comunicação de casos suspeitos do Metapneumovírus Humano, e também que a população seja orientada sobre como identificar os sintomas do que pode ser gripe, covid-19 e do próprio metapneumovírus.

A chegada do HMPV pode representar riscos para o estado, principalmente entre populações vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Assim, algumas medidas preventivas são necessárias, como incentivo a vacinação contra gripe e Covid-19, além do uso de máscaras em casos de sintomas gripais, seguem sendo eficazes para conter a disseminação de vírus respiratórios, incluindo o HMPV.

De acordo com o presidente do CES-BA, Marcos Gêmeos, após as festas populares entramos no período sazonal de viroses. Devido a aglomeração de pessoas e a baixa imunidade facilitam a transmissão das doenças de via respiratória como as gripes e viroses.
Diante disso, é importante realizar a testagem de pessoas sintomáticas e ainda incentivar a população a regularizar a sua caderneta de vacinação, principalmente o público alvo de determinadas vacinas e pessoas com comorbidades, para que busquem os postos de saúde.

Nesse sentido, é recomendado a realização de Campanhas de sensibilização a vacinação, ampliação de postos de vacinação (estratégias como drive-thru, vacinação em locais de grande circulação de pessoas), reestruturação e qualificação das equipes de vigilância sanitária nos municípios, parcerias intersetoriais (secretarias, empresas, organizações não governamentais, entre outras), monitoramento e ampliação da cobertura vacinal, além do envolvimento da sociedade através de atividades voltadas para a educação em saúde com orientações sobre importância dos cuidados preventivos, individuais e coletivos.

“É necessário que os municípios ampliem as campanhas de incentivo a população ir aos postos de saúde para se vacinarem, principalmente vacinas que estão ligadas a doenças respiratórias como Influenza, Covid-19, Meningite, pneumocócica”, afirma.

É importante que turistas que chegam através dos passeios de cruzeiro e aeroportos, principalmente que vem de países e estados que estejam em aumento de casos e/ou surtos de doenças, bem como a Covid-19, sejam alertados sobre a necessidade de testagem para garantir o monitoramento e acompanhamento.

Relembramos que a covid-19 chegou à Bahia e nos outros lugares do mundo através das viagens e fluxos nacionais e internacionais, por isso também se faz necessário manter um monitoramento das pessoas que chegam através de aeroportos e cruzeiros com possíveis sintomas semelhantes a gripe, covid-19 e demais vírus respiratórios.

Todas essas iniciativas são necessárias para garantir a proteção coletiva, especialmente de populações vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

O post Monitoramento e incentivo a vacinação são necessários na prevenção do MHPV na Bahia apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.