Teste para contenção de fogo na Califórnia destrói SUV; veja o vídeo

Os incêndios na Califórnia têm causado uma devastação imensa, inclusive em cidades grandes, como Los Angeles. Para combater as chamas, até mesmo aviões são utilizados pelos bombeiros e despejam milhares de litros de líquido retardante. Para demonstrar o seu impacto, os bombeiros da Califórnia postaram um vídeo do lançamento do líquido em um SUV.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quanto custa trocar a placa cinza do carro pela padrão Mercosul?
  • Carro elétrico mais vendido do mundo, Tesla Model Y ganha farol de Cybertruck

Nas imagens, é possível ver que o carro escolhido foi um Ford Expedition, um SUV derivado da F-150 dos anos 1990. Sendo assim, não se trata de um carro pequeno e tão pouco leve. Mesmo assim, o veículo foi completamente destruído pelo impacto do líquido.

De uma só vez, o avião utilizado pelos bombeiros é capaz de despejar cerca de 3.600 litros do retardante de incêndio. Com o impacto, o Ford Expedition balançou de forma violenta, perdeu o teto e praticamente todos os vidros se quebraram. Veja os detalhes no vídeo abaixo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

 

Líquido para contenção de fogo na Califórnia

Incêndios florestais têm sido um problema recorrente em diversos países, inclusive no Brasil. A maior dificuldade para combater as chamas na mata é o acesso ao foco do incêndio. Por isso é necessário utilizar aeronaves, sejam aviões ou helicópteros.

No vídeo, o avião fez um voo rasante apenas para fazer uma demonstração, mas normalmente o voo é mais alto, para que o líquido possa atingir a maior área possível. O Grumman S-2, aeronave do vídeo, tem menos de 4 mil litros de capacidade, mas os bombeiros americanos têm utilizado também o Boeing 737 e o Douglas DC-10, que podem levar até 77 toneladas de líquido.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.