Airbags mortais: fila por recall dura mais de meio ano e assusta clientes

Lembram-se da história dos airbags mortais, divulgada pelo Fantástico, da TV Globo, em agosto de 2024, sobre o escândalo que levou diversas pessoas à morte por falhas no equipamento e causou a falência da Takata, fabricante das bolsas de ar? Pois é: mesmo após tanto tempo da denúncia, os problemas ainda não foram totalmente resolvidos.

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Uma reportagem do Autoesporte apurou que, embora algumas montadoras, como a Toyota, estejam se esforçando para divulgar a necessidade de recall em seus carros, outras parecem não estar dando a mesma atenção.

A demora em convocar clientes que podem estar rodando, sem saber, com os airbags mortais instalados em seus carros, tem causado enormes filas de espera e, também, muita apreensão nos proprietários, com medo de que a “bomba-relógio” exploda a qualquer momento.


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A proprietária de um Citroën Aircross 2016 relatou que procurou a concessionária da marca para realizar o recall logo depois de assistir à reportagem na TV, mas somente em janeiro de 2025, quase meio ano depois, conseguiu agendar um horário e fazer o reparo. Nesse intervalo, segundo ela, o sentimento a cada simples passeio foi de “medo”.

Airbags defeituosos já causaram várias mortes em acidentes de trânsito (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

Marcas premium também dão canseira nos clientes

Os problemas com a longa fila de espera para realizar o recalll dos “airbags mortais” da Takata não são exclusividade de clientes de marcas de carro mais generalistas, como a Citroën. Quem investiu pesado para rodar com um modelo premium também está levando canseira da marca.

Um leitor de Porto Alegre procurou o Autoesporte para informar que também tentou realizar o recall em seu carro da BMW tão logo tomou ciência do possível problema, mas conseguiu um horário somente para julho de 2025.

A preocupação dos proprietários de carros que podem ter os airbags mortais da Takata instalados aumentou em dezembro do ano passado, depois que outras duas vítimas fatais foram registradas em acidentes ocorridos no Rio de Janeiro e em Rio Verde (GO). Na ocasião, estilhaços metálicos foram lançados após a explosão da bolsa de ar e causaram a morte dos dois motoristas.

Quais marcas precisam de recall no Brasil?

Além da Toyota, da Citroën e da BMW, mais 13 marcas que vendem carros no Brasil podem ter modelos equipados com os airbags mortais da Takata, algumas delas do segmento de luxo.

Para verificar se há recall ativo e como agendar, os clientes precisam entrar em contato com as fabricantes abaixo.

  • Audi
  • Chevrolet
  • Chrysler
  • Dodge
  • Fiat
  • Ford
  • Honda
  • Mitsubishi
  • Mercedes-Benz
  • Peugeot
  • Renault
  • Subaru
  • Volkswagen

Apesar de não ter airbags fornecidos pela Toyota em seus carros, e sim pela Autoliv, a Volvo também resolveu abrir uma campanha de recall e, assim, fazer jus à fama de marca que mais se preocupa com segurança no mundo.

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