Pela 1ª vez, som de meteorito é gravado durante impacto com a Terra; ouça

Um meteorito atingiu a casa de Joe Velaidum em Marshfield, no Canadá, em julho. Ele não viu o impacto porque a rocha espacial caiu segundos após ele sair para passear com seus cães — mas a câmera na porta da sua casa registrou tudo, inclusive o estrondo da queda

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que acontece se um asteroide cair na Terra?
  • Meteoritos de asteroide que explodiu na Alemanha são encontrados

Quando voltou para casa, Velaidum viu vários detritos escuros no solo e algumas marcas no chão. Ao verificar as imagens da câmera, ele teve uma surpresa: uma explosão aconteceu exatamente onde ele estava antes de sair.

“O mais chocante para mim é que eu estava bem ali alguns minutos antes do impacto”, declarou ele à CBC News. “Se eu tivesse visto, provavelmente estaria parado bem ali, então [o meteorito] provavelmente teria me partido ao meio”, acrescentou.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Por sorte, a câmera de segurança na residência flagrou as imagens e o som da queda do meteorito. E, segundo cientistas, esta pode ser a primeira vez em que a queda de uma rocha espacial é registrada em áudio e de forma visual. 

Não é como nada que eu tenha ouvido antes. Da perspectiva da ciência, é algo novo”, comentou Chris Herd, curador da coleção de meteoritos da Universidade de Alberta, no Canadá.  

Velaidum comentou o ocorrido com um amigo, que sugeriu se tratar de um meteorito. Então, ele coletou os detritos e enviou alguns deles a Herd, que confirmou a origem do objeto. Após análises, Herd confirmou que se tratava de um meteorito do tipo condrito, categoria das rochas espaciais que mais atingem nosso planeta. 

O objeto foi chamado de “Meteorito de Charlottetown”, porque a cidade de Marshfield fica perto da capital Charlottetown. Segundo Herd, meteoritos costumam atravessar a atmosfera da Terra a quase 60 mil km/h, mas aquele que se chocou com a casa de Velaidum provavelmente se movia a pelo menos 200 km/h. 

“É realmente incrível. Na verdade, é o primeiro e único meteorito já encontrado na ilha, e que maneira maravilhosa de fazer essa descoberta”, disse Herd. “Toda vez que isso acontece, é uma nova amostra do espaço. É do Cinturão de Asteroides… entre Marte e Júpiter, portanto, ele viajou um longo caminho”, finalizou. 

Leia também:

Como este meteorito pode ter ido ao espaço e voltado à Terra depois?

Revelada a origem da maioria dos meteoritos que atingem a Terra

Vídeo: O que é Starlink?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.