Hyrox: atividade física promete desbancar o crossfit e entregar “shape perfeito”

Treinos intensos estão em alta, mas nem todas as pessoas se adaptam ao popular crossfit, com movimentos mais complexos e altas cargas. Para quem busca outra alternativa na jornada pela saúde e por um “shape perfeito”, o hyrox começa a despontar entre os brasileiros.  

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Treino de hipertrofia ou treino de força? O que garante melhores resultados
  • Quanto é preciso malhar para compensar um dia sentado

Criado no ano de 2017 na Alemanha, o hyrox é uma atividade que pode ser definida como uma “corrida fitness”. Afinal, os participantes intercalam corridas curtas com exercícios funcionais simples. A proposta tem despertado o interesse de pessoas em mais de 10 países, incluindo França, EUA, Canadá, México, Austrália, China, África do Sul e, mais recentemente, no Brasil. 

 

Atenção! Independentemente do tipo de atividade física que mais gera interesse, o fundamental é manter o corpo em movimento para garantir uma boa saúde e uma vida longeva com qualidade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o indicado é praticar pelo menos 150 minutos de exercícios por semana.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O que é hyrox?

O hyrox é uma atividade que consiste na combinação de 8 estações de corrida, cada uma com 1 km, com 8 exercícios funcionais, como remo e arremesso. Tudo isso é realizado em uma ordem específica em amplos salões, o que permite a interação entre os participantes — o cenário é mais amplo do que os boxes de crossfit.

Mesmo que a sequência seja pré-definida, o interessante é que a “prova” de corrida fitness não tem tempo máximo. Então, as pessoas mais preparadas podem completar todo o circuito em algo próximo de 60 minutos e se classificar nos rankings internacionais, enquanto os iniciantes podem levar mais tempo, sem cobrança. 

Quais são os 8 exercícios do Hyrox?

Parente do crossfit, o hyrox é uma atividade física que mistura corridas curtas com exercícios funcionais (Imagem: Reprodução/Hyrox)

A seguir, confira quais são os 8 exercícios do hyrox que foram pensados para complementar os treinos aeróbicos, com fortalecimento muscular:

  1. SkiErg: exercício que simula o movimento do esqui;
  2. Sled push: atividade em que é necessário empurrar um trenó com peso;
  3. Sled pull: exercício em que o atleta puxa o trenó com peso;
  4. Burpee broad jump: flexão-burpee seguida de salto;
  5. Remo ergométrico: atividade que simula o movimento de remo;
  6. Farmer carry: carregar dois pesos, um em cada mão;
  7. Sandbag lunges: carregar saco de areia no ombro;
  8. Wall balls: exercício em que é preciso arremessar a bola no alvo.

Vale observar que, diferente do que costuma acontecer no crossfit, a atividade de origem alemã não adota movimentos de levantamento de peso olímpico, o que exige mais técnica por parte dos participantes.

Evitando lesões na busca pelo corpo perfeito

Como o foco do hyrox está na parte aeróbica e no uso de cargas moderadas, isso reduz os riscos de lesões durante a atividade e permite que indivíduos com diferentes níveis de condicionamento físico se unam. No entanto, o acompanhamento de um preparador físico é fundamental

A regra de ouro é começar leve, melhorar [o desenvolvimento dos exercícios] e depois aumentar mais [a carga]”, explica Gavin Sandercock, professor de ciências do esporte na Universidade de Essex (Inglaterra), para o jornal The Telegraph.  

Além disso, “você precisa descansar os músculos e comer adequadamente antes da próxima sessão de exercícios, para não ter problemas”, lembra Sandercock. “Esforce-se, mas não vá além dos seus limites, e ouça seu corpo”, avisa o especialista. 

Embora os conselhos de Sandercock tenham sido direcionados para os que querem embarcar no dinâmico hyrox, as orientações valem para quem vai começar qualquer nova modalidade esportiva.

Leia mais:

  • Beber mais de uma dose por dia eleva risco de morte prematura
  • IMC não é eficaz? Cientistas criam nova forma de diagnosticar obesidade
  • Queda da patente do Ozempic: o que vai mudar?

VÍDEO: confira os melhores fones de ouvido para corridas

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.