Carros da Mercedes com IA avisarão motoristas sobre “restaurantes ruins”

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente nos carros, e tem como principais funções auxiliar os motoristas a escolher o caminho com menos trânsito, avisar sobre objetos ou pessoas na pista e, até mesmo, dar a previsão do tempo do local de destino. A Mercedes-Benz, após firmar parceria com o Google, resolveu ir além do trivial.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como a inteligência artificial opera em carros autônomos?
  • Quanto custa um Mercedes-Benz?

A marca premium alemã informou, em comunicado oficial, que os novos recursos de conversação integrados ao MBUX Virtual Assistant, moderno sistema de navegação da marca, permitem que a IA emita opiniões sobre restaurantes ruins — claro, se for perguntada sobre isso pelo usuário.

O Automotive AI Agent do Google Cloud “guardará as conversas na memória” para facilitar futuras interações do usuário e, assim, não ter que pesquisar novamente pelas mesmas informações fornecidas previamente.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Os usuários podem conversar naturalmente com o Assistente Virtual e obter respostas para perguntas como: “Você poderia me guiar até o restaurante fino mais próximo para uma experiência culinária única?”. Os usuários também podem fazer perguntas de acompanhamento, como: “O restaurante tem boas avaliações?” ou “Qual é o prato exclusivo do chef?” e o Assistente Virtual MBUX pode responder com informações precisas e atualizadas”, explicou a marca.

“Crítico” de restaurante chegará aos novos Mercedes em 2025

O “crítico” de restaurante embutido no Assistente Virtual MBUX chegará aos carros da Mercedes ainda em 2025, inicialmente aos modelos da linha CLA. Segundo a marca alemã, os recursos do Google poderão ser incorporados a outras famílias de carros em breve.

“Nossa parceria com o Google Cloud aprimorará ainda mais a navegação no carro, combinando dados de localização sofisticados com IA generativa”, comemorou Ola Källenius, CEO da montadora. “Nosso novo Automotive AI Agent ajudará os motoristas a navegar e pesquisar com assistentes de bordo, para que essas interações sejam mais naturais e úteis”, completou Sundar Pichai, CEO do Google.

Leia também:

  • Mercedes-Benz | Conheça o lineup de carros elétricos da montadora no Brasil
  • Qual Mercedes-Benz elétrico vale mais a pena?
  • Mercedes cria tinta mágica que dá 30 km extras de autonomia aos carros elétricos

VÍDEO: CARRO COM DRONE | CES 2025

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.