Primeiras ferramentas usadas no mundo não foram feitas por humanos

Até onde se tem conhecimento, as primeiras ferramentas criadas no mundo não foram feitas por antepassados diretos dos humanos modernos e nem por animais. Os primeiros “designers” pertencem a um grupo extinto de hominídeos do gênero Paranthropus (“paralelo ao homem”), e suas ferramentas com cerca de 3 milhões de anos foram descobertas na Península de Homa, no Quênia.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quantas espécies humanas já existiram na Terra?
  • Hominídeo já enterrava os mortos 100 mil anos antes de nós, diz estudo

As ferramentas mais antigas já usadas na Terra foram criadas entre 2,6 e 3 milhões de anos, segundo pesquisadores da Universidade de Nova York e do Museu Nacional de História Natural, nos EUA, que analisaram estes artefatos fundamentais para a vida como a conhecemos hoje. O estudo completo foi publicado na revista Science.

 

Primeiras ferramentas usadas no mundo

As primeiras ferramentas construídas pelos hominídeos costumam receber o nome genérico de kit de ferramentas Oldowan. Normalmente, o conjunto é composto por três tipos de pedras: martelos, núcleos de pedra e lascas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os martelos eram usados ​​para bater em outras pedras, dando novos formatos ao material bruto. Já os núcleos de pedra possuem um formato angular ou oval e, conforme eram atingidos pelo martelo, davam origem às lascas. Estas poderiam ser usadas como lâminas de corte ou de raspagem, por exemplo.

No caso das primeiras ferramentas encontradas na história, os cientistas sugerem que eram usadas na caça e no abate hipopótamos, além de permitir que os hominídeos triturassem plantas e qualquer tipo de material vegetal para a alimentação.

As primeiras ferramentas usadas no mundo foram feitas pelos hominídeos Paranthropus há cerca de 3 milhões de anos (Imagem: Plummer et al., 2023/Science)

“Com essas ferramentas, você pode esmagar melhor do que o molar de um elefante e cortar melhor do que o canino de um leão”, explica Rick Potts, autor sênior do estudo, em nota. De forma simples, a tecnologia permitia criar um conjunto de poderosos dentes externos, algo fundamental para explorar “uma nova variedade de alimentos na savana africana para nossos ancestrais”, complementa.

Quem eram os hominídeos?

A teoria de que as primeiras ferramentas do mundo, compostas por lascas de pedras afiadas, foi feita por um grupo de hominídeos já extinto está baseada em outros achados do mesmo sítio arqueológico. Afinal, os pesquisadores encontraram também um par de grandes molares pertencentes ao gênero Paranthropus

Estes hominídeos foram um dos primeiros a andar ereto ao longo da evolução, com suas mandíbulas fortes e dentes molares robustos. Por causa da boa capacidade de mastigação, eles nunca tinham sido associados ao uso de ferramentas na hora da alimentação, o que começa a ser revisto.

“A suposição entre pesquisadores, há muito tempo, é que apenas o gênero Homo, ao qual os humanos modernos pertencem, era capaz de fazer ferramentas de pedra”, conta Potts. “Mas encontrar Paranthropus ao lado dessas ferramentas de pedra revela um [novo] fascinante mistério” para a paleontologia, completa.

Leia mais:

  • Fóssil de dino gigante foi destruído na Segunda Guerra; espécie era desconhecida
  • Cientistas coletam gelo de mais 1 milhão de anos na Antártica
  • Nova espécie gigante de “inseto marinho” comestível recebe nome de Darth Vader

VÍDEO: Conheça as escavadeiras que se parecem com Transformers da vida real

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.