Antes de posse, Trump faz alerta contra o Talibã no Afeganistão

Antes de assumir a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump fez um alerta contra o Talibã e disse que deseja recuperar os equipamentos militares deixados para trás no Afeganistão, durante a retirada de tropas norte-americanas, em 2021. A fala do republicano aconteceu no domingo (19/1), durante um comício realizado em Washington.

Armas deixadas para trás

  • Em 2021, Joe Biden iniciou a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão, após uma ocupação que durou 20 anos.
  • O grupo fundamentalista Talibã retornou ao poder após uma ofensiva e não encontrou muita resistência.
  • Além do controle do país, os talibãs também conquistaram um estoque de armas deixadas para trás pelas tropas norte-americanas. 

No discurso, Trump voltou a criticar a forma como os militares norte-americanos saíram do Afeganistão, e disse que sua administração não deve continuar ajudando financeiramente o país caso o Talibã não devolva os equipamentos militares dos EUA.

“Eles [administração Biden] deram nosso equipamento militar, uma grande parte dele, para o inimigo”, declarou Trump. “Não vamos entregar dinheiro algum ao Talibã a menos que eles devolvam nosso equipamento militar”.

De acordo com últimos dados divulgados pelo Inspetor Geral Especial para a Reconstrução do Afeganistão (SIGAR), agência criada pelo Congresso dos EUA para supervisionar o uso de fundos norte-americanos ao país liderado pelo Talibã, o governo norte-americano já disponibilizou mais de US$ 20 bilhões em assistência aos afegãos desde 2021.

A estimativa é de que mais de US$ 7 bilhões de dólares em equipamentos militares dos EUA tenham sido deixados para trás no Afeganistão. As armas serviram para reforçar, e modernizar, o exército do Talibã. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.