Ianka Cristini obtém vitória contra o Facebook após deixar a prisão

A influenciadora Ianka Cristini, que chegou a ser presa no Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí (SP), por suposto envolvimento em fraude com o “Jogo do Tigrinho”, conseguiu uma vitória na Justiça em uma ação movida por ela contra o Facebook. Ela requer que a plataforma retire do ar perfis falsos que têm usado sua imagem para cometer crimes.

A coluna Fabia Oliveira teve acesso exclusivo à decisão da juíza Fernanda Yamakado Nara, que arbitrou uma multa diária ao Facebook para o caso de os perfis não serem suspensos, conforme decisão anterior. Isso porque a rede social não comprovou o cumprimento de uma liminar que estabelecia a suspensão de tais perfis.

Suspensão de perfis fakes

Para entender o caso, vale lembrar que a justiça já havia dado uma ordem para que o Facebook suspendesse perfis que usassem de forma inadequada imagens de Ianka Cristini. De acordo com a defesa da influenciadora, liderada pela advogada Adélia Soares, a plataforma não cumpriu o estabelecido.

Em resposta, o Facebook afirmou apenas que precisava da indicação das URLs (links) do material a ser suspenso. Ainda segundo a advogada Adélia Soares, porém, todos os links solicitados pela plataforma já constavam no pedido inicial de suspensão de tais perfis.

6 imagens

Ianka Cristini e o marido, que também foi preso

Ianka Critini com o marido
influencer faz "chá de filhotes" para sua cachorrinha e viraliza
"Vai ser muito legal", disse a influencer, toda animada
"Me julguem, tá? Mas eu decidi fazer um chá de bebê para a Maggie. É um chá de filhote. Já mandei o convite para a minha família
1 de 6

Ianka Cristini

Reprodução/Instagram

2 de 6

Ianka Cristini e o marido, que também foi preso

Reprodução/Instagram

3 de 6

Ianka Critini com o marido

Reprodução

4 de 6

influencer faz “chá de filhotes” para sua cachorrinha e viraliza

Reprodução/Instagram

5 de 6

“Vai ser muito legal”, disse a influencer, toda animada

Reprodução/Instagram

6 de 6

“Me julguem, tá? Mas eu decidi fazer um chá de bebê para a Maggie. É um chá de filhote. Já mandei o convite para a minha família

Reprodução/Instagram

Para “forçar” o Facebook a cumprir com a determinação anterior, a juíza responsável pelo caso, então, arbitrou uma multa para o caso dos perfis falsos não serem suspensos. O valor diário da multa é de R$ 500, mas a quantia final pode chegar ao máximo de R$ 15 mil caso a plataforma não cumpra determinação.

Deixou a prisão

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) autorizou a influencer Ianka Cristini a deixar o Complexo Prisional da Canhanduba, em Itajaí, Santa Catarina, e permanecer em prisão domiciliar. A decisão foi dada pelo desembargador plantonista, Silvio Franci, na madrugada da sexta-feira (17/01).

Ianka foi presa na última terça-feira (14/01) por suposto envolvimento em fraude com o “Jogo do Tigrinho”. O pedido de liberação havia sido negado em primeira instância nessa quinta-feira (16/01), mas a defesa de Ianka recorreu.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.