Nova Carteira de Identidade Nacional é emitida durante o programa “Férias na Escola” para os estudantes da rede estadual de ensino

Cerca de 600 estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, em Salvador, inscritos no programa “Férias na Escola: Com Mais Sabor e Saber”, da Secretaria da Educação do Estado (SEC), terão acesso, entre hoje (20) e sexta-feira (24), à nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A iniciativa, realizada em parceria com o SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), vai percorrer mais quatro escolas da rede estadual de ensino da capital baiana e deve alcançar o interior do Estado.

O atendimento, de 8h às 17h, se estende também aos pais e familiares dos estudantes matriculados. Mãe de uma aluna do primeiro ano, a jornalista Vanessa Cavalcanti Gama, 40, destacou a importância da ação perto de casa. “Achei ótimo, porque aproveitei esse momento da matrícula para emitir a minha carteira nova. É uma oportunidade muito boa, porque não tinha conseguido fazer ainda esse agendamento no SAC”, disse.

A ação acontece durante as férias escolares, momento em que as unidade de ensino promovem a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens aos alunos durante o recesso. “Essa parceria simboliza mais uma forma de acesso dos nossos estudantes à cidadania. Nesse período que antecede as aulas, eles participam de oficinas de arte, cultura e esporte em um ambiente seguro, onde também são ofertadas três refeições. E junto a esse momento, adicionamos esse serviço que é muito ágil e rápido: a emissão da CIN”, afirmou a chefe de gabinete da SEC, Luciana Menezes.

Acompanhado da mãe Carine Rodrigues Araújo, o estudante do 2º ano do ensino médio, do Colégio São Daniel Comboni, Gabriel Araújo, 17 anos, aprovou a iniciativa. “Estava precisando muito do documento. Aproveitei esse momento de férias na escola para já fazer a minha nova identidade. Foi muito rápido”, disse.

O SAC Itinerante vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual em Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.

“Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na própria escola. Ao todo, dez colaboradores da rede SAC atuam na missão, que deve atender 120 alunos por dia em cada unidade escolar e 600 por semana. A perspectiva é de ampliar essa quantidade de vagas no decorrer da semana a depender da procura”, explicou a diretora operacional do SAC, Nilza Rios. Ela lembrou ainda que, para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original). Caso a certidão original esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples.

Sobre a CIN

A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditivas, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação.

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de cinco anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

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