Confira 4 curiosidades sobre a aranha-marrom: uma das espécies mais venenosas no país

Com uma picada venenosa, esse aracnídeo é encontrado nos mesmos ambientes que humanos e pode passar despercebido pelo tamanho pequeno, mas apresenta sérios riscos quando se sente ameaçado. Confira abaixo quatro curiosidades sobre a aranha-marrom, também conhecida como aranha-violino.

Curiosidades sobre a aranha-marrom: espécie em cima de pedra

Confira 4 curiosidades sobre a aranha-marrom: espécie é uma das mais venenosas no país – Foto: Divulgação/Instituto Butantan/ND

Curiosidades sobre a aranha-marrom (ou aranha-violino)

A Loxosceles laeta é encontrada em diferentes regiões do mundo, especialmente em zonas temperadas e tropicais. Conforme informações do Instituto Butantan, devido ao alto poder patogênico de seu veneno, a aranha-marrom é considerada perigosa para os humanos.

Aranha-marrom possui seis olhos

De acordo com a Pontificia Universidad Católica de Chile, a aranha-marrom conta com seis olhos distribuídos em três pares, que foram um padrão em “V”.

Segundo o National Geographic, a distribuição dos olhos ajuda a diferenciar a espécie de outras aranhas domésticas, que possuem dois olhos a mais em duas linhas de quatro. Contudo, a diferença só pode ser percebida por meio de uma lupa, devido ao tamanho pequeno do animal.

Teia pegajosa

Entre as curiosidades sobre a aranha-marrom está uma característica especial de sua teia, que é irregular e pegajosa, semelhante à fios de algodão.

De acordo com o National Geographic, a espécie costuma fazer suas teias em lugares escuros e secos, normalmente nos cantos altos da casa, sendo também encontrada em móveis, fendas e até em roupas guardadas há muito tempo.

Tamanho pequeno

O corpo de uma aranha-marrom fêmea mede entre 8 e 12 mm de comprimento e pode atingir até 45 mm com as perninhas estendidas. Já o macho, possui um tamanho parecido, mas com o corpo e pernas mais finas.

A espécie é distinguida pela sua cor, com o cefalotórax mais claro que o abdômen e uma mancha escura no formato de um violino, características que definiram o nome ao aracnídeo.

Veneno perigoso

Conforme o aracnologista Antonio Brescovit, do Instituto Butantan, a aranha-marrom não costuma picar sem motivo, apenas quando se sente ameaçada.

Segundo especialistas, a picada de aranha-marrom é uma das mais venenosas. “Pode causar até amputação do membro picado e também pode levar à morte”, revelou Brescovit.

A Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Chile aponta ainda que o veneno da aranha-marrom é proteico e termolábil (ou seja, facilmente alterado pela ação do calor).

Curiosidades sobre a aranha marrom: espécie escondida em cima de parede de madeira

Curiosidades sobre a aranha-marrom: sua picada é pouco dolorosa, porém gera uma lesão endurecida e escura – Foto: Divulgação/CIATox/ND

“Ele tem propriedades necrosantes (que causam a morte do tecido), hemolíticas (que matam os glóbulos vermelhos), vasculíticas e coagulantes”.

A picada de aranha-marrom é pouco dolorosa, porém gera uma lesão endurecida e escura no local, que costuma surgir várias horas após a mordida. Caso não tratada, a lesão pode evoluir para um estado de necrose, de difícil cicatrização.

Como evitar picadas de aranha-marrom

  • Manter a casa sempre limpa, principalmente embaixo de móveis e quadros;
  • Fechar aberturas na parede ou frestas de portas;
  • Manter camas afastadas das paredes;
  • Verificar roupas e sapatos antes de usá-los.

O que fazer caso for picado

  • Não fazer torniquete ou garrote na ferida;
  • Não furar, cortar, queimar, espremer ou fazer sucção no local da ferida;
  • Não aplicar folhas, pó de café ou terra para não provocar infecções;
  • Não ingerir bebida alcoólica, querosene, ou fumo.

Caso possível, o paciente também deve levar o animal junto para o local de atendimento médico, para que os profissionais de saúde possam identificar se é uma espécie perigosa e realizar o tratamento correto.

Aranha-marrom vista de perto em cenário branco

Curiosidades sobre a aranha-marrom: espécie é uma das mais venenosas do país – Foto: Divulgação/CIATox SC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.