Temperatura em casa pode acelerar declínio cognitivo, alertam cientistas

Como a ciência tem mostrado, muitos fatores podem retardar ou acelerar o declínio cognitivo. Um deles, como diz um novo estudo da Hinda and Arthur Marcus Institute for Aging Research (afiliado à Harvard), é a temperatura em casa.  Idosos tiveram menos dificuldades de atenção quando a temperatura ficou entre 20 e 24°C. Bastou que a temperatura ficasse apenas 4°C acima ou abaixo dessa faixa para o risco de problemas de atenção dobrar.

  • Declínio cognitivo: por que o cérebro de algumas pessoas envelhece menos?
  • Disfunção de proteína no cérebro provoca declínio cognitivo

Para o estudo, a equipe monitorou as temperaturas das casas de 47 participantes com idade a partir de 65 anos. Ao mesmo tempo, esses idosos preencheram relatórios sobre as dificuldades de atenção.

As descobertas, publicadas no periódico Journal of Gerontology: Medical Sciences, sugerem que as condições climáticas atuais podem colocar os idosos em risco, principalmente levando em consideração que temperaturas internas que podem prejudicar as habilidades cognitivas. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Com base nisso, os pesquisadores ressaltam a importância de entender como fatores ambientais, como temperatura interna, impactam a saúde cognitiva em populações idosas.

Os autores defendem que, à medida que as temperaturas globais aumentam, é preciso garantir o acesso a ambientes com temperatura controlada para proteger o bem-estar cognitivo dos idosos.

“Espera-se que as mudanças climáticas perturbem os padrões climáticos em todo o mundo, expondo os idosos a períodos mais intensos e frequentes de clima quente”, diz o estudo.

“Nosso objetivo era fornecer uma prova de conceito de que a temperatura ambiente da casa influencia a capacidade autorrelatada de manter a atenção em idosos”, finalizam os autores.

O que provoca o declínio cognitivo?

Como mencionamos, são vários os aspectos que podem exercer influência sobre o declínio cognitivo. É o caso da disfunção de proteína no cérebro, por exemplo. 

Vários fatores influenciam no declínio cognitivo (Imagem: Pexels)

Fumar é um hábito que aumenta o declínio cognitivo na velhice, então os médicos recomendam controlar o hábito para garantir um bom funcionamento do cérebro. O mesmo acontece com as bebidas alcoólicas. Estudos mostram que beber álcool moderadamente pode gerar declínio cognitivo.

Leia também:

  • Prisão de ventre crônica está ligada ao declínio cognitivo no cérebro
  • Nova técnica pode prever se você terá declínio cognitivo no futuro

VÍDEO | Cérebro sente dor?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.