Dermatologista indica vitamina ideal para suavizar cicatrizes de acne

Quem sofre com as temidas acnes sabe que os problemas não se limitam às erupções no rosto. Em muitos casos, mesmo após o desaparecimento das inflamações, as espinhas deixam cicatrizes que podem afetar diretamente a autoestima de quem convive com a condição.

Ao contrário do que muitos pensam, as cicatrizes não aparecem apenas como resultado de espremer ou cutucar espinhas e cravos.

Elas também estão frequentemente associadas a inflamações severas e a fatores genéticos. Pensando em oferecer algumas soluções para suavizar o problema, a coluna recorreu à dermatologista Regina Buffman.

Saiba qual vitamina é indicada para suavizar as cicatrizes de acne

Mulher passando ácido retinoico
Especialista sugere utilizar ácido retinoico para suavizar as cicatrizes de acne

De acordo com a especialista, as cicatrizes de acne sempre são um desafio e necessitam de várias modalidades terapêuticas para um resultado satisfatório.

Embora a escolha do tratamento dependa da avaliação de um profissional capaz de analisar o tipo e a profundidade das cicatrizes, Regina indica uma vitamina que pode ser a chave para diminuir o incômodo com as marcas na pele: o ácido retinol.

“O uso de produtos que levam retinoico pode ajudar a melhorar a textura da pele. Em casos mais graves, uma combinação de procedimentos dermatológicos, como microagulhamento, lasers fracionados, peeling químico e preenchimento com ácido hialurônico, é uma excelente opção de tratamento”, comenta.

Medidas que podem diminuir o surgimento de espinhas

Foto colorida de frutas vermelhas - Metrópoles
Frutas vermelhas são importantes para desinflar o corpo

Prevenir o surgimento de espinhas é o primeiro passo para evitar futuras cicatrizes. Em uma entrevista anterior, Regina Buffman listou medidas simples, mas eficazes, para melhorar a saúde da pele: hidratação, exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada.

“Beber uma quantidade adequada de água, mais de 2 litros por dia, e hidratar a cútis diariamente são medidas essenciais. Além disso, priorizar atividades cardiovasculares por pelo menos 30 minutos ao dia vai ajudar a oxigenar as células da pele, proporcionando um aspecto mais saudável”, recomenda.

Na alimentação, a dermatologista sugere uma dieta rica em alimentos antioxidantes.“Inserir nas refeições diárias alimentos porções de frutas vemelhas, como melancia, tomate e morango, pode ser uma boa saída para desinflamar o corpo. É importante lembrar que a saúde da microbiota intestinal está diretamente correlacionada com a saúde da pele”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.