‘Todo Mundo Odeia o IG’: álbum inspirado em série invade Billboard Brasil Hot 100

No último dia 21 de maço, MC IG lançou o álbum “Todo Mundo Odeia O IG”. Duas semanas depois, seis das sete músicas do trabalham estão entre as mais ouvidas do Brasil, incluindo “Diz Aí Qual É O Plano?”, que está na primeira posição do Billboard Brasil Hot 100.

Seu novo disco, somado aos singles “400K” e “Let’s Go”, que também figuram no Billboard Brasil Hot 100, faz com que o funkeiro paulistano seja um dos artistas mais ouvidos do país.

Como o nome sugere, todo o conceito do novo trabalho é inspirado na série “Todo Mundo Odeia O Chris”, que retrata a infância e adolescência do humorista norte-americano Chris Rock e foi um sucesso de público no Brasil.

Veja a lista de músicas do novo álbum do MC IG que estão entre as mais ouvidas do país:

  • 1º: “Diz Aí Qual É O Plano”
  • 18º: “É Isso Bebe, Tá Certa”
  • 24º: “Deus, Por Favor”
  • 36º: “Olá, Moça“
  • 47º: “Só Mais Um Copo”
  • 59º: “Goodnight Menina 3”

Mas o que explica essa estreia arrasadora de “Todo Mundo Odeia o IG” e a sequencia de sucessos do MCs? Separamos três motivos:

Linguagem

MC IG é um homem preto, alto e tatuado, que ganhou (muito) dinheiro com música e faz questão de esbanjar um estilo de vida próspero. Soma-se a isso um linguajar que se conecta com as periferias os jovens, principalmente os que vivem nas periferias de São Paulo.

Claro que no caso “Todo Mundo Odeia o IG”, a associação com a famosa série de TV centrada infância de Chris Rock ajuda na identificação com o trabalho.

IG (que não se chama Igor Guilherme, mas se recusa a revelar sua real identidade), conseguiu criar uma conexão com o público, principalmente online, e levou essa relação para as músicas. Com músicas que reverberam um ar de ostentação possível (“Porsche, Meca, Fefa, não se esqueça / humildade vem primeiro) com frases motivacionais dignas de página de Instagram (“Desistir eu vou de desistir”), ele cativou um público sedento por MCs que fazem boas músicas e também sabem se comportar como influenciadores nas redes sociais.

Marketing

Discípulo de MC Kevin, MC IG entendeu que o marketing não é um mero detalhe. E, quanto mais orgânico e próximo ao seu público ele for, maior a garantia de retorno.

Antes do seu álbum “O Que Igor Guilherme Anda Pensando”, de 2022, o funkeiro era muito mais conhecido por postar conteúdo impróprio nas redes sociais do que por seus singles — alguns deles foram sucessos pontuais.

Com o álbum, IG assumiu uma nova identidade. Ainda se aproveitando da fama, ele deixou suas redes com uma pegada mais família e conseguiu fazer a conversão das redes para o streaming. Por vezes anunciando cancelamento de músicas muito esperadas pelos fãs (e as lançando no dia seguinte) ou até mesmo reclamando de vazamento de singles (o que, obviamente, gerava interesse de quem ainda não tinha acessado a prévia).

Constância

No entanto, o que mais chama atenção é a constância do MC em um mercado tão sedento por urgência.

De 2022 para cá, IG está no seu quarto álbum (número muito incomum no funk paulistano). Em todos os trabalhos, ele e sua equipe trabalharam o pré-lançamento, fizeram a divulgação de singles e aqueceram o público com um enredo em cada novo CD, todos contando uma história diferente que se conectava.

Mais de três anos em destaque no funk paulista é uma sequência que poucos MCs conseguem ter.

The post ‘Todo Mundo Odeia o IG’: álbum inspirado em série invade Billboard Brasil Hot 100 appeared first on Billboard Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.