Cinema fashion: 4 filmes que prometem agradar os entusiastas da moda

O cinema e a moda andam de mãos dadas de diferentes formas, desde o trabalho meticuloso das equipes de figurino até as produções que abordam diretamente a indústria fashion. No último caso, alguns títulos da última década narram diferentes nuances, de biografias sobre a vida de grandes estilistas a ficções em que a moda conduz o enredo. Na lista abaixo, a coluna traz quatro exemplos recomendados pela plataforma de streaming Reserva Imovision, que tem os quatro títulos disponíveis no catálogo.

Vem saber mais

  • A moda acompanha o cinema (ou a televisão) de várias maneiras. Uma delas é no trabalho das equipes de figurino, responsáveis pelos looks dos atores de cada obra, dos protagonistas aos figurantes.
  • Alguns trabalhos criam conexões ainda mais evidentes entre as duas áreas, como as cinebiografias de estilistas que, nos últimos anos, abordaram as vidas de nomes como Christian Dior (Apple TV+), Karl Lagerfeld (Disney+) e Cristóbal Balenciaga (Disney+) em séries.
  • Em outros casos, a moda surge como um elemento importante na trama, na aspiração profissional dos protagonistas, ou de forma mais sutil, na caracterização de personagens fashionistas, por exemplo.
Cena do filme A Costureira dos Sonhos - Metrópoles
Cena do filme A Costureira dos Sonhos, uma das quatro indicações da lista abaixo

Saint Laurent (2014)

A lista começa com uma cinebiografia. Com direção de Bertrand Bonello, Saint Laurent (2014) retrata a visão criativa, as inovações e os desafios vividos pelo fundador da grife francesa em um intervalo de quase 10 anos, de 1967 a 1976, período considerado o auge na carreira de YSL.

A vida e os relacionamentos do estilista, um dos mais importantes do século passado, também aparecem na obra, que tem o ator francês Gaspard Ulliel como intérprete do protagonista.

Cena do filme Saint Laurent - Metrópoles
Saint Laurent aborda o período considerado o auge da carreia do estilista que dá nome ao filme

A Costureira dos Sonhos (2018)

Passando por diversas nuances, de tradições culturais a classes sociais, A Costureira dos Sonhos (2018, dir. Rohena Gera) aborda o sonho de uma jovem costureira indiana, interpretada por Tillotama Shome, em abrir o próprio negócio para comercializar roupas. Além de a moda desempenhar um grande papel na trama, o romance também compõe o enredo.

Cena do filme A Costureira dos Sonhos - Metrópoles
Em A Costureira dos Sonhos, a atriz Tillotama Shome interpreta uma jovem que sonha em abrir o próprio negócio de moda

O Império de Pierre Cardin (2019)

Agora, um documentário: P. David Ebersole e Todd Hughes dirigem O Império de Pierre Cardin (2019), sobre o designer francês que marcou o mundo da moda pelo olhar futurista e criar peças com toque audacioso. Ao longo do filme, que destaca o impacto global e a abordagem única do estilista, é possível conhecer a influência do legado de Cardin na história da moda.

Matthew Gonder, Pierre Cardin e Renee Taponier - Metrópoles
Pierre Cardin, que aparece entre o músico Matthew Gonder e a curadora Renee Taponier na foto, é tema do documentário com direção de P. David Ebersole e Todd Hughes

Corsage (2022)

Com uma pegada dramática e até histórica, Corsage (2022) aborda a autoexpressão que uma mulher descobre na moda em meio a um casamento infeliz, quando vai atrás da própria liberdade. O longa, com direção de Marie Kreutzer e papel principal com a luxemburguesa Vicky Krieps, aborda questões como independência e identidade, e como a moda funciona como uma ferramenta de expressão e empoderamento no meio desse processo.

Cena do filme Corsage - Metrópoles
Atriz Vicky Krieps em cena do filme Corsage, protagonizado por ela

Para Jean-Thomas Bernardini, presidente da Imovision, distribuidora que detém a plataforma Reserva Imovision, os filmes ajudam a “entender a história de empresas que moldaram a forma como vemos o mundo e tirar como exemplo dicas importantes para o sucesso.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.