Dengue: o que acontece com o corpo quando as plaquetas estão baixas

As plaquetas são as células responsáveis pela coagulação do sangue, elas limitam a ocorrência de hemorragias. A dengue pode levar a uma diminuição do número de plaquetas e o vírus também pode afetar a medula óssea, local onde células desse tipo são produzidas.

Em pessoas com dengue, é comum que os médicos acompanhem a contagem de plaquetas. A dengue é uma doença de baixa letalidade, a maioria dos infectados se recupera espontaneamente. Porém, em casos com contagem de plaquetas muito baixas, a doença pode evoluir desfavoravelmente.

O patamar normal de plaquetas em um adulto fica entre 130 e 450 mil por milímetro cúbico, e em crianças, de 140 a 500 mil. Caso o índice de plaquetas esteja abaixo de 140 mil, o quadro é identificado como plaquetopenia e precisa de orientação médica para ser monitorado.

“A dengue reduz a quantidade de plaquetas porque os anticorpos produzidos para combater a doença se ligam a elas. As plaquetas voltarão ao normal conforme a pessoa se recupere com hidratação, repouso e alimentação saudável”, explica o infectologista Werciley Júnior, chefe da Comissão de Controle de Infecção do Hospital Santa Lúcia.

A dengue grave é rara, mas pode levar ser fatal. A principal causa de morte por dengue é a insuficiência circulatória grave ou choque circulatório. O infectologista Werciley Júnior explica que isso ocorre quando o sangue não consegue percorrer seu caminho habitual pelos vasos sanguíneos e os líquidos que o compõem extravasam, invadindo os tecidos ao redor.

“A dificuldade na circulação faz com que os órgãos deixam de receber a quantidade de oxigênio que precisam e, aí, pode ocorrer a falência”, detalha o especialista.


0

Sinais de que as plaquetas estão baixas

– fraqueza intensa;
– hematomas;
– pontos vermelhos na pele;
– sangramento nas gengivas e nariz,
– menstruação abundante;
– sangue nas fezes;
– sangue na urina.

Como ajudar o corpo a aumentar as plaquetas

Alimentos ricos em proteínas, vitamina C e ferro são importantes para evitar a anemia e promover a formação de plaquetas. Em caso de dengue, os alimentos indicados são:

– Carnes vermelhas com pouca gordura, como músculo, patinho e alcatra bovina;
– Carnes brancas, como frango e peixe;
– Ovos;
– Laticínios, como leite, iogurte natural, manteiga e queijos;
– Leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha;
– Frutas, como melancia, banana, pera, caqui e manga;
– Vegetais, como beterraba, couve, agrião, cenoura, alface, espinafre, bertalha e rúcula.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.