Primeiro tour do chefe da diplomacia de Trump será na América Central

O chefe da diplomacia de Donald Trump, Marco Rubio, fará um tour pela América Latina no primeiro compromisso internacional após assumir o Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Segundo comunicado divulgado pela pasta nesta sexta-feira (31/1), o Brasil está fora da agenda do secretário.


Diplomacia de Marco Rubio

  • Após assumir o Departamento de Estado dos EUA, Marco Rubio prometeu uma diplomacia focada em colocar os interesses norte-americanos em primeiro lugar.
  • Filho de migrantes cubanos, Rubio é o primeiro latino a assumir a diplomacia dos Estados Unidos.
  • O secretário de Estado de Trump fez críticas públicas contra o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

A primeira viagem internacional de Rubio após assumir a diplomacia dos EUA ocorrerá de 1º a 6 de fevereiro. O Panamá, que tem enfrentado ameaças de Trump sobre o controle do Canal do Panamá, será o destino inicial do giro.

Em seguida, o secretário de Estados dos EUA viajará para El Salvador, Costa Rica, Guatemala e República Dominicana.

De acordo com o Departamento de Estado, o tour pela América Latina busca a cooperação regional contra a migração ilegal, organizações criminosas e o combate à China.

“Os compromissos do Secretário Rubio com altos funcionários e líderes empresariais promoverão a cooperação regional em nossos principais interesses compartilhados: interromper a migração ilegal e em larga escala, combater o flagelo das organizações criminosas transnacionais e traficantes de drogas, combater a China e aprofundar parcerias econômicas para aumentar a prosperidade em nosso hemisfério”, informou trecho do comunicado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.