Carnaval de BH: veja porque a folia da cidade está tão em alta

O Carnaval de Belo Horizonte (BH) tem se tornado um dos queridinhos dos brasileiros. A folia da capital mineira atrai milhões durante o feriado todos os anos por conta dos animados blocos de ruas, desfiles de escolas de samba e os tradicionais desfiles dos blocos caricatos.

Apesar da grande diversidade de atrações, os blocos de rua, que desfilam por todas as regiões da cidade, são os que mais atraem os turistas. A folia começa bem cedo e tem opções para diferentes públicos e gostos musicais, como os parados, com trios elétricos, tradicionais, temáticos, infantis e LGBTQIAPN+.

Bloco de Carnaval Abalô-caxi em BH
Bloco Abalô-caxi em Belo Horizonte

Confira os principais blocos de rua do Carnaval de BH

  • Bloco Filhos da PUC-MG: criado em 2018 pelo Diretório Central dos Estudantes PUC Minas, é um dos favoritos dos foliões.
  • Volta Belchior: o grupo enaltece as músicas do compositor Belchior.
  • Baianeiros: voltado para o axé, o bloco conta com banda em trio elétrico.
  • Então, Brilha!: conta com pessoas de todas as idades e é um dos mais tradicionais da cidade.
  • Bloco do Xibiu: o cortejo mistura uma variedade de estilos musicais, como samba-enredo, axé, marchinhas, pop, MPB e sertanejo.
  • Bloco Abalô-caxi: o cortejo LGBTQIAPN+ surgiu como uma opção animada e que levanta a bandeira da diversidade.
  • Funk You: para aqueles que querem aproveitar um funk, essa é a opção ideal.

Os drinks locais também são mais uma vantagem de optar por Belo Horizonte. Entre as principais opções de drinks enlatados regionais estão o famoso Xeque Mate, Jambrunão, Ice Guela, Carimbó e Xangolião.

Animação, diversidade e boas bebidas não são os únicos atrativos da folia na cidade. O Carnaval de BH tem atraído multidões por ser mais seguro e barato, pelo menos até o momento. A folia da capital mineira foi considerada a mais segura em 2023 e 2024.

Além da prefeitura investir em policiamento, este ano os governantes lançaram a campanha “Carnaval é na Lata”, que pretende conscientizar os donos de estabelecimentos sobre a importância de priorizar a comercialização de bebidas e alimentos em recipientes não perfurocortantes. No caso dos ambulantes, a venda de bebidas em garrafas de vidro já é proibida no feriado.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.