Após alerta severo de chuvas, Guarujá tem deslizamentos e desabrigados

São Paulo — Uma das cidades mais afetadas pela chuva dessa sexta-feira (31/1), o Guarujá, no litoral de São Paulo, teve 40 pessoas desabrigadas e 14 desalojadas. O sistema de sirene da Defesa Civil foi acionado e três alertas foram disparados para a população.

O município também registrou 6 pontos de deslizamento e queda de árvores em vias públicas. Equipes da Defesa Civil do Estado se dirigiram ao local durante a madrugada e montaram um abrigo emergencial, onde as pessoas desalojadas dormiram.


O que se sabe

  • As 40 pessoas que ficaram desabrigadas foram retiradas preventivamente de suas residências. Elas passaram a noite na casa de parentes e amigos.
  • Não houve vítimas nas ocorrências de alagamentos ou deslizamentos.
  • O abrigo emergencial foi montado na Escola Municipal Sérgio Pereira.
  • Foi acionada, na barreira do João Guarda, o sistema de sirene da Defesa Civil. A corporação também enviou 3 alertas para o município, sendo um às 20h05 severo para toda a cidade, um às 20h28 extremo para a Barreira do João Guarda, e o último às 20h51 extremo para o Morro do Macaco.
  • O Corpo de Bombeiros também foi acionado para as ocorrências.

Na manhã deste sábado (1º/2), materiais de ajuda humanitária como cestas básicas, colchões, cobertores, kits de higiene, kits de limpeza, lonas e fitas de isolamento foram enviados ao Guarujá.

A Defesa Civil Municipal informou que 10 casas foram interditadas preventivamente devido aos deslizamentos de terra, sendo uma na Rua Goiás, uma na Rua Argentina, sete na ladeira principal do Morro do Engenho e uma na Rua 28.

Veja:

As quedas de árvores foram na Avenida Marjory Prado e Rua Gilberto Glasser. Na Avenida Rio Amazonas, o nível da água de um córrego se elevou e danificou uma ponte utilizada para a travessia de pedestres.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.