Baianos e turistas lotam as ruas do Rio Vermelho no dia de Iemanjá

O dia de Iemanjá é hoje, 2 de fevereiro, mas desde ontem o bairro do Rio Vermelho recebe movimento intenso dos que foram deixar seus presentes para a Rainha do Mar. Enquanto alguns já se adiantaram, outros baianos e turistas se organizam para a celebração, hoje, que tem o tema ‘Renascer com as Águas de Iemanjá’ e marca 103 anos da festa.

Por conta da idade, a aposentada Ivete Silva, 81 anos, aproveitou o sábado com movimento mais tranquilo no Rio Vermelho, e foi, com seu afilhado Bruno Silva, 41 anos, deixar seu presente. “É a abertura de caminhos para a saúde, para a paz, tranquilidade, paciência, calma, tudo na vida”, conta Bruno.

Quem também aproveitou para deixar suas oferendas, ontem, foi a aposentada Edna Braga, 65 anos, que voltou a participar da festa após anos afastada. “É um ato de fé e agradecimento por mais um dia, mais um ano. Por isso vou deixar meu presente”.

A história da festa data do século XX, quando pescadores enfrentaram um período de escassez de peixes e decidiram fazer uma oferenda para Iemanjá. Para garantir a execução correta do ritual eles buscaram a ialorixá Júlia Bugã, líder de um terreiro ijexá.

O que começou como um ato dos pescadores com o passar do tempo se tornou uma festa que mobiliza milhares de devotos e turistas na Bahia.

A Tarde

O post Baianos e turistas lotam as ruas do Rio Vermelho no dia de Iemanjá apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.