Ar-condicionado pingando água? Veja os motivos e como consertar

Quem tem ar-condicionado em casa provavelmente já notou que o aparelho pode pingar algumas gotas de água em certos momentos. Em muitos casos, isso não chega a ser um motivo de preocupação – especialmente quando acontece com pouca frequência. Contudo, quando se repete de forma anormal, pode indicar um possível mau-funcionamento.

  • Testamos o “mini ar-condicionado” da Shopee: funciona mesmo ou é golpe?
  • 4 tecnologias que vão tornar o ar-condicionado coisa do passado

Visando desmistificar o assunto, consultamos o Gerente de Produtos de AC da TCL SEMP, Álvaro Ruoso, para entender os principais motivos que podem causar esse vazamento em um ar-condicionado. Confira:

  • 💬 Participe do grupo de ofertas do Canaltech para encontrar um ar-condicionado abaixo do preço

É normal que o ar-condicionado pingue água?

Existem casos e casos, mas quando isso acontece de forma isolada, pode-se dizer que sim.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Uma das características do ar-condicionado é retirar a umidade do ar. Imagine que o ar funciona como uma esponja, dependendo da temperatura, pode absorver bastante vapor de água” explica Ruoso. “Esse vapor de água volta a ficar em forma líquida quando toca uma superfície mais fria, ou seja, o vapor condensa e volta para o estado líquido”.

O ar-condicionado absorve grande parte da umidade do ambiente (Divulgação/Xiaomi)

Nessas circunstâncias, o vapor do ambiente entra em contato direto com a baixa temperatura do ar-condicionado (que no interior, chega a apresentar graus negativos), condensando a água e fazendo com que ela escoe por um tubo que a conduz para fora do ambiente.

Em alguns casos, parte desse líquido pode escapar e sair pela abertura do aparelho voltada para dentro de casa – mas quando há algum problema, ele escorre em maiores quantidades.

Quando pode indicar algum defeito?

O escorrimento de água não chega a indicar um defeito do aparelho, mas sim um possível problema de instalação – algo que pode ser facilmente resolvido.

Ruoso aponta duas possíveis situações que podem causar o vazamento do líquido: o tubo de escoamento pode ter sido instalado sem a inclinação adequada ou o ar-condicionado pode estar desnivelado.

“O tubo deve sempre estar abaixo do nível do aparelho e em inclinação negativa, para evitar que a água volte para dentro do ambiente”.

Ele reforça que o ângulo ideal é de -1º para cada metro do tubo, então qualquer medida fora desse padrão pode resultar em níveis variados de escoamento.

A potência do ar-condicionado precisa estar adequada ao ambiente em que está instalado (Divulgação/LG)

Ainda existe um terceiro caso que não está relacionado especificamente ao funcionamento ou instalação do ar-condicionado: quando a umidade do ambiente está acima do que o ar é capaz de absorver.

Nesse caso, tudo vai depender da potência do aparelho: um modelo de 12.000 BTUs, por exemplo, não conseguiria dar conta de um espaço cuja carga térmica fica acima disso.

Quando o ar-condicionado pinga em excesso e apresenta uma quantidade anormal de gotas condensadas, é apenas uma reação desse conjunto de temperatura ambiente com a potência do dispositivo.

Isso reforça a importância de se escolher o produto certo de acordo com a necessidade de cada cômodo – caso contrário, o escorrimento de líquido será inevitável.

“Todo ar-condicionado resseca o ambiente. O FreshIN é o único com sistema de renovação que capta o ar do ambiente externo, filtra e ajuda a reequilibrar os níveis de oxigênio e de umidade do ambiente, evitando o ressecamento excessivo e entregando um ambiente mais agradável” completa Ruoso.

Leia mais

  • Galaxy S24 por apenas R$ 3.393 com desconto no carrinho na Amazon
  • Fundador da TSMC conta por que iPhones não tem chips Intel
  • Dell XPS 13 com CPUs Intel Core Ultra 200 agora é fabricado no Brasil
  • Samsung pode abandonar Bluetooth para transmitir áudio em novos fones

VÍDEO: Ar-condicionado gasta muita energia?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.