Pan-pan, Mayday e Security: entenda os sinais de perigo usados na aviação

Uma situação inusitada e não muito comum, ocorrida em um voo da Azul na última segunda-feira (27), despertou a curiosidade de muita gente sobre quais são os sinais de perigo mais utilizados pela tripulação para alertar sobre problemas durante um voo.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Nova lei de trânsito com multa de R$ 3 mil e cassação assusta motoristas
  • Tecnologia sci-fi no motor pode revolucionar os carros elétricos

Na ocasião, o piloto enviou à torre de controle do aeroporto um sinal conhecido como “Pan-pan” e, assim, alertou a todos que a aeronave estava enfrentando algum tipo de dificuldade no ar.

Se você não sabe o que significa o sinal de Pan-pan e também está curioso para saber quais os outros códigos utilizados na aviação para sinalizar diferentes tipos de perigo na aeronave, fique tranquilo, pois o CT Auto vai explicar tudinho a partir de agora. Aperte os cintos, volte o assento para a posição vertical, recolha e trave a mesinha à sua frente, e boa viagem!


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Pan-pan

O código Pan-pan, utilizado pelo piloto do avião que partiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino ao Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, é um dos mais importantes, e indica um pedido de prioridade de pouso.

Sinal Pan-pan, quando emitido pela tripulação, solicita prioridade de pouso (Imagem: Photoart/Pixabay/CC)

A expressão vem da palavra francesa “panne”, que significa pane, ou defeito, e em inglês, remete à sigla “possible assistance needed” (possível necessidade de ajuda). Apesar de indicar um pedido de ajuda urgente, o código também informa que não há ameaça iminente à vida de ninguém a bordo do avião.

Security

Se o comandante do avião enviar o código Security, indica que há possibilidade de atividade terrorista na aeronave ou uma tentativa de sequestro.

Uso do código Security indica que avião pode estar sendo vítima de sequestro (Imagem: Freepik/CC)

Os avisos de Security aparecem sempre no início das mensagens e são repetidos por três vezes antes da comunicação efetiva ser feita aos postos de controle do voo.

Safety

Os especialistas em aviação explicam que o código Safety significa que algum evento meteorológico de grande porte, como tempestades, está para ocorrer, embora a existência de uma turbulência dificilmente vá derrubar um avião.

Safety é a palavra código que indica chegada de evento meteorológico de grande porte ou anomalia técnica na aviação (Imagem: Alan/Pixabay/CC)

O código também pode ser usado para informar sobre uma anomalia técnica ou, então, a algum problema relacionado à segurança da navegação.

Mayday

O último e, provavelmente, mais conhecido sinal de perigo que existe na aviação é o código “Mayday”. Muito utilizado em filmes, séries e até mesmo desenhos animados para ilustrar um avião em queda iminente, ele é, sem dúvida, o alerta máximo que pode ser dado pelos tripulantes para pedir socorro.

Sinal de perigo mais conhecido, Mayday indica perigo de vida para alguém a bordo do avião (Imagem: Orlobs/Pixabay/CC)

Esse é o sinal de emergência que tem prioridade sobre todos os demais. Criada na década de 1920 por Frederick Stanley Mockdorf, a expressão Mayday, quando enviada para a torre de controle e repetida três vezes, indica que há ameaça à vida de alguém a bordo, portanto, é algo que precisa de atenção imediata e absoluta.

Leia também:

  • Como é o jatinho de R$ 500 milhões que trouxe Neymar da Arábia ao Brasil
  • Airlander 10: como a maior aeronave do mundo pode revolucionar a aviação
  • Turbulência pode derrubar um avião?

VÍDEO: Carro com drone faz sucesso na CES 2025

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.