Macron diz que UE se defenderá diante da ameaça de tarifas de Trump

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou, nesta segunda-feira (3/2), que a União Europeia (UE) se defenderá caso os seus interesses comerciais se torne alvo dos tarifaços propostos pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Além de Macron outros líderes do bloco pediram negociações e prometeram reações.

“Se nossos interesses comerciais forem atacados, a Europa, como uma verdadeira potência, terá que se fazer respeitar e, portanto, reagir”, disse Macron.

Segundo Macron, as últimas “escolhas e declarações” de Donald Trump estavam “pressionando a UE a ser mais unida e mais ativa para responder a questões de segurança coletiva”.

Ameaças de Trump

Donald Trump impôs tarifas radicais sobre produtos importados do Canadá, México e China nesse sábado (1º/2), provocando retaliações de todos os três países. E no domingo (2/2), disse que novas tarifas sobre a UE “definitivamente aconteceriam”.

“Isso definitivamente vai acontecer com a UE, posso lhe dizer isso”, disse Trump.

O presidente norte-americano ainda disse que não havia um cronograma específico para tarifas países da UE, mas que “seria muito em breve”.

Trump afirmou aos repórteres, na sexta-feira (31/1), que “absolutamente, absolutamente” imporia tarifas, pois “a União Europeia nos tratou tão terrivelmente”, disse ele.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.