Samsung cogita usar anel inteligente para controlar celulares sem toques

A Samsung cogita fazer com que seu anel inteligente Galaxy Ring funcione como um controlador para outros dispositivos. De acordo com patentes submetidas pela empresa, o acessório poderá comandar ações diversas em notebooks, celulares e tablets. 

  • Anel inteligente de ouro custa mais que um celular dobrável; conheça
  • Galaxy Ring x Oura Ring 3: qual é o melhor no comparativo?

Segundo a documentação, seria possível realizar gestos com o anel no dedo, para transferir arquivos e aplicativos entre um produto e outro. Ele também serviria para controlar telas, entre outras ações típicas. 

  • 💍 Entre no WhatsApp do Canaltech Ofertas para saber quando o preço do Galaxy Ring ficar mais baixo

Não é a primeira vez que a Samsung sugere inovações para o Galaxy Ring por meio de patentes. Anteriormente, a empresa já submeteu um documento que indica a funcionalidade de ajuste automático nos dedos, utilizando a pressão do próprio corpo para garantir maior conforto. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Samsung sugere uso do Galaxy Ring para controlar outros dispositivos (Imagem: WIPO)

Atualmente, o anel inteligente serve apenas como uma forma diferente de medir dados corporais, especialmente durante exercícios físicos. Portanto, ele funciona como uma alternativa aos relógios Galaxy Watch, de forma menos intrusiva durante as atividades. 

Contudo, ele também pode funcionar de forma complementar ao smartwatch, fornecendo dados cruzados que geram métricas mais precisas em relação a parâmetros como batimentos cardíacos, níveis de estresse e mais. 

A patente aponta que as tecnologias poderiam ser aplicadas em “anéis utilizados em uma parte do corpo”, mas não somente neste formato. Por isso, é possível que elas sejam implementadas também em outros acessórios, como a caneta S Pen.

Atualmente, a S Pen tem sido centro de discussões relacionadas à Samsung, já que perdeu o suporte para Bluetooth. Isso a impede de funcionar com as Air Gestures, incluindo a opção de ativar o obturador da câmera de forma remota. 

Anel inteligente da Samsung foi lançado no ano passado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

De qualquer forma, o registro de uma patente não garante que as funcionalidades descritas serão efetivamente utilizadas. Afinal, elas ainda precisam passar por diversos testes internos de viabilidade. 

Além disso, as patentes também podem servir como uma espécie de proteção prévia contra inovações de outras marcas.

Leia mais 

  • Novos óculos ajudam você a ouvir vozes, mas sem o barulho em volta
  • Novo celular avançado da Xiaomi terá Snapdragon 8 Elite, mostra teste
  • iPhone 16 Pro ganha versão em ouro 24 K inspirada em Bitcoin; veja fotos

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.