Em vídeo, Anac explica “inspeção aleatória” e nega preconceito

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está promovendo uma campanha, que incluiu um vídeo explicativo, sobre os procedimentos de inspeção de segurança nos aeroportos do Brasil. A agência garante que a escolha de quem passa pela verificação é aleatória, ou seja, que não há preconceito na escolha dos passageiros que serão inspecionados.

“Ninguém sabe qual passageiro vai ser escolhido, nem mesmo o agente de proteção da aviação civil, o (Apac)”, diz trecho da gravação.

Veja o vídeo da Anac:

De acordo com a agência, o próprio pórtico detector de metal tem a capacidade de soar, automaticamente, um alarme quando é atingido um “porcentual mínimo de passageiros, conforme a operação do aeroporto”.

Nos casos do procedimento, o passageiro pode escolher ser inspecionado em público ou em um local reservado. A Anac explica que primeiramente é verificada a bagagem. “O passageiro pode ser indicado para a ‘busca pessoal’ quando for identificado um item não permitido ou em caso de necessidade de procedimento diferenciado de inspeção.”

No caso da inspeção pessoal do passageiro, esta deve ser realizada por um agente do mesmo gênero. A negativa em passar pelos procedimentos pode resultar na proibição do embarque. Já casos de abuso podem ser relatados à ouvidoria da Anac ou do aeroporto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.