O que se sabe sobre o desabamento do teto da “igreja de ouro” na Bahia

Um acidente na Igreja de São Francisco de Assis – conhecida como “igreja de ouro” –, localizada no Centro Histórico de Salvador (BA), na última quarta-feira (5/2), deixou um morto e seis feridos. Parte do forro do teto do santuário desabou.


O que sabemos até agora sobre o desabamento do teto?

  • A única morte no desabamento foi a de Guilia Panchoni Righetto, de 26 anos. Natural de Ribeirão Preto, São Paulo, Giulia estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou.
  • Seis pessoas ficaram feridas, dentre elas uma turista. Os feridos foram socorridos, sendo encaminhados para uma unidade de saúde local. Todos sofreram apenas ferimentos leves e não correm risco de morte.
  • A última fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na “igreja de ouro” ocorreu em junho de 2023, há mais de um ano e meio. À época, conforme os dados do Relatório de Bens Materiais do órgão, o estado de conservação da “igreja de ouro”, como é conhecida, já era considerado “ruim”.

8 imagens

Turista morta em desabamento de igreja era de SP

Turista morta em queda de telhado de igreja era do interior de SP
Cena onde ocorreu desabamento de teto de igreja
Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA)
Parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), desabou nesta quarta-feira (5/2)
1 de 8

Giulia Panchoni Righetto, vítima do acidente na igreja de ouro – Metrópoles

2 de 8

Turista morta em desabamento de igreja era de SP

Facebook/ Reprodução

3 de 8

Turista morta em queda de telhado de igreja era do interior de SP

Redes Sociais/ Reprodução

4 de 8

Cena onde ocorreu desabamento de teto de igreja

Reprodução/X

5 de 8

Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA)

Defesa Civil

6 de 8

Parte do teto da Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador (BA), desabou nesta quarta-feira (5/2)

Reprodução

7 de 8

Ao menos uma pessoa morreu no local e outras seis ficaram feridas.

Reprodução

8 de 8

Bombeiros estão no local, em busca de possíveis vítimas sob os destroços.

Reprodução

Vídeos que circularam na quarta-feira (5/2) nas redes sociais mostravam a situação da igreja. É possível ver o espaço onde os fiéis ficavam durante as missas coberto pela madeira do telhado e muita poeira.

O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte de Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. De acordo com a polícia, o local foi cercado para trabalho da perícia.

Em nota conjunta publicada na quarta-feira (5/2), o Ministério da Cultura (MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) prestaram solidariedade às vítimas do desabamento de parte do forro do teto do santuário. No texto é reforçado que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável direta pela gestão e manutenção do local.

“O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro, tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento. O MinC e o Iphan permanecem à disposição para colaborar com as investigações e adotar as medidas necessárias para a preservação e restauração do patrimônio histórico e cultural”.

Solidariedade às vítimas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicou nota de solidariedade às vítimas. “Recebam nossa mais profunda solidariedade neste momento de dor pela tragédia (…) Unimo-nos em oração a todos os fiéis, especialmente às vítimas e suas famílias, pedindo a Deus que conceda força, conforto e esperança diante dessa provação”, diz trecho da nota.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também prestou suas condolências. “Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas”, disse. Lula afirmou que o governo federal está à disposição das autoridades locais.

A Igreja de São Francisco, um dos principais pontos turísticos de Salvador, é conhecida por seu contraste arquitetônico: um exterior austero inspirado nas edificações jesuítas e um interior ricamente decorado, com detalhes luxuosos. O edifício foi construído com pedra calcária em suas partes aparentes e arenito nas áreas rebocadas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.