Dólar opera estável com mercado de trabalho dos EUA de novo em foco

O dólar abriu a última sessão da semana, nesta sexta-feira (7/2), operando próximo da estabilidade.


O que aconteceu

  • Por volta das 9h20, a moeda dos Estados Unidos oscilava 0,01% para baixo e era cotada a R$ 5,764 na venda.
  • Na véspera, o dólar encerrou o dia em baixa de 0,52%, negociado a R$ 5,763, menor valor desde novembro.
  • Com o resultado, a moeda norte-americana acumula perdas de 1,26% em fevereiro e de 6,73% em 2025.

Mercado de trabalho nos EUA

Assim como aconteceu na quinta-feira (6/2), a divulgação de dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos segue dominando as atenções dos investidores.

O mercado aguarda o anúncio do chamado “payroll”, o relatório de emprego dos EUA, com eventuais indicações a respeito dos próximos passos do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano).

O Departamento de Trabalho dos EUA apresentará os dados do “payroll” fora do setor agrícola referentes ao mês de janeiro, incluindo o saldo líquido de abertura de novas vagas, o índice de desemprego e a participação na força de trabalho.

Na parcial anterior, houve abertura de 256 mil postos de trabalho, com taxa de desemprego de 4,1%, taxa de participação de 62,5% e ganhos salariais médios por hora em alta de 0,3% (mensal) e 3,9% (anual).

Analistas temem que um aquecimento muito forte do mercado de trabalho nos EUA leve a um novo aperto da política monetária pelo Fed. Nesse sentido, a eventual criação de vagas muito acima das expectativas é interpretada como uma notícia que pode ser negativa.

Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve – a primeira desde a desde a posse do presidente dos EUA, Donald Trump –, as expectativas do mercado foram confirmadas e a taxa básica de juros se manteve inalterada, no intervalo de 4,25% a 4,5% ao ano.

A decisão anunciada interrompeu um ciclo de três quedas consecutivas dos juros nos EUA, que começou em setembro do ano passado – o primeiro corte em cinco anos.

Desde então, o BC norte-americano sempre deixou claro que era necessário manter a cautela e analisar cuidadosamente os indicadores econômicos para tomar suas decisões de política monetária.

Entrevista de Haddad

No cenário doméstico, o mercado financeiro deve repercutir a entrevista do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), à Rádio Cidade, de Caruaru (PE), nesta manhã.

À tarde, o chefe da equipe econômica tem reuniões e despachos internos no escritório da Fazenda em São Paulo.

Haddad deve receber o presidente e CEO da Gol Linhas Aéreas (que negocia uma possível fusão com a Azul), Celso Ferrer; o arcebispo da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa de Antioquia, Dom Damaskinos; e o CEO do Grupo CMA/CGM, Ramon Fernandez.

Bolsa de Valores

As negociações do Ibovespa, principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores do Brasil (B3), começam às 10 horas.

No dia anterior, o Ibovespa fechou o pregão em alta de 0,55%, aos 126,2 mil pontos.

Com o resultado, o índice acumula leve alta de 0,07% no mês e de 4,94% no ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.