Chuvas intensas continuam no fim de semana em parte do Brasil, diz Inmet

No fim de semana, a probabilidade de chuvas segue firme na maior parte do país, como indica a previsão meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Inclusive, foram emitidos um alerta laranja de chuvas intensas e um alerta laranja de acumulado de chuvas, o que envolve São Paulo, Paraná e Pará.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • O que quer dizer a porcentagem de chance de chuva na previsão do tempo?
  • Como cidades-esponja impedem inundações e alagamentos

Ligado a menor intensidade das precipitações, o Inmet também divulgou um alerta amarelo de chuvas intensas que abrange 18 estados. Aqui, vale observar que as áreas de alerta laranja estão sobrepostas.

Parte do elevado volume de chuvas que ocorreu nesta semana e deve se prolongar pelas próximas horas, está relacionado ao vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN). A previsão é que o sistema de baixa pressão se prolongue durante o fim de semana.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Mapa do Brasil, desenvolvido pelo Inmet, sobre a previsão de chuvas no fim de semana
Em mais de 15 estados brasileiros, há previsão de chuvas intensas no fim de semana; dois alertas laranjas do Inmet foram emitidos (Imagem de: Inmet)

No cenário brasileiro, uma das grandes exceções no clima é o estado do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, que registram uma forte onda de calor. Devido à elevação anormal das temperaturas, alguns locais receberam alerta vermelho do Inmet.

Vai chover no fim de semana?

Como indica a previsão do fim de semana do Inmet, os seguintes estados estão sob alerta amarelo por causa das chuvas intensas até pelo menos sábado (8):

  1. Acre;
  2. Amapá;
  3. Amazonas;
  4. Ceará;
  5. Goiás;
  6. Maranhão;
  7. Mato Grosso;
  8. Mato Grosso do Sul;
  9. Minas Gerais;
  10. Pará;
  11. Paraná;
  12. Piauí;
  13. Rio de Janeiro;
  14. Rondônia;
  15. Roraima;
  16. Santa Catarina;
  17. São Paulo;
  18. Tocantins.

Como mencionamos, os alertas de perigo são sobrepostos. Então, áreas sob alerta amarelo também podem receber outros avisos. No caso do alerta laranja de chuvas intensas ou alerta laranja de acumulado de chuvas, as áreas mais afetadas são:

  1. Amazonas;
  2. Amapá;
  3. Maranhão;
  4. Mato Grosso;
  5. Pará;
  6. Paraná;
  7. Rondônia;
  8. Santa Catarina;
  9. São Paulo;
  10. Tocantins.

A diferença é que, nos locais apenas sob alerta amarelo, a previsão do Inmet é que chova até 50 mm/dia, com ventos intensos de no máximo 60 km/h. No caso do alerta laranja de chuvas intensas, a situação muda, sendo possível chover  100 mm/dia. Enquanto isso, os ventos podem chegar a 100 km/h.

E a onda de calor?

O Rio Grande do Sul continua a ser uma grande exceção no cenário brasileiro, já que enfrenta há dias uma forte onda de calor. O alerta vermelho de grande perigo por causa das elevações das temperaturas segue em vigência até segunda-feira (10). Algumas partes de Santa Catarina, como Florianópolis e Blumenau, são afetadas em menor grau pelo fenômeno meteorológico.

Leia mais:

  • Quais são os tipos de chuva?
  • Você sabia que o rio Amazonas já correu ao contrário? Entenda por quê
  • 50 espécies são descobertas perto de vazamento de metano no fundo do mar

VÍDEO: descubra se faz mal usar o PC quando está chovendo forte

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.