Eclipse solar total é visível a qualquer hora nesta ferramenta

Um aguardado eclipse solar total vai acontecer em 8 de abril, mas infelizmente não vai ser visível do Brasil. Isso não significa que você precisa ficar de fora do evento, pois a NASA disponibilizou sua nova ferramenta Eclipse Watch, que exibe eclipses solares totais em tempo real.

  • 5 curiosidades sobre o eclipse solar de abril
  • Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?

Com a Eclipse Watch, dá para observar a coroa solar (a atmosfera externa do Sol) em imagens capturadas do espaço pelo observatório SOHO, sigla de Solar and Heliospheric Observatory. Esta é uma missão conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia que fica a 1,6 milhão de quilômetros da Terra.

A cada atualização da página, a Eclipse Watch exibe uma nova foto feita pela sonda com a ajuda do instrumento LASCO. O componente conta com um coronógrafo, ou seja, um disco que bloqueia a luz solar, como se fosse um eclipse artificial.


Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!

Assim, os cientistas conseguem estudar partes da atmosfera do Sol que, normalmente, ficariam ofuscadas por sua luz. A ferramenta dá um gostinho do que esperar do eclipse solar: quando o grande dia chegar, a Lua vai cobrir o Sol por alguns minutos, revelando sua atmosfera.

Eclipse solar total artificial em foto da sonda SOHO; a foto da Lua foi sobreposta para escala (Imagem: Reprodução/NASA/Eclipse Watch)

Neste momento, algumas estruturas do nosso astro podem se tornar visíveis em solo. O LASCO cobre uma área maior do Sol em comparação com a Lua, ou seja, quem puder ver o fenômeno ao vivo vai ter a oportunidade de conferir ainda mais detalhes da atmosfera solar.

O que é eclipse solar total?

Eclipses solares totais acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, escondendo totalmente o disco solar. Quem estiver nas regiões em que for possível ver a sombra da Lua cobrindo o Sol por inteiro (o chamado “caminho da totalidade”) vai experimentar alguns minutos de escuridão durante o dia. 

A faixa da totalidade do eclipse solar de abril se estende pelo México, Estados Unidos e Canadá; fora dela, observadores vão ver um eclipse solar do tipo parcial. Vale lembrar que é seguro ver o fenômeno sem proteção só durante a fase total do eclipse, enquanto o Sol está totalmente oculto pela Lua. Observar qualquer parte do nosso astro sem proteger os olhos causa danos à visão.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • WhatsApp caiu? App tem instabilidade nesta quarta-feira (3)
  • Amazon vai acabar com Just Walk Out após polêmica com indianos
  • Eclipse solar total vai transformar o Sol em lente gravitacional
  • Adesivo com IA devolve voz às pessoas com lesão na garganta
  • Proteínas dos tardígrados dão “superpoderes” para células humanas
  • Harry Potter | Emma Watson revela a cena de toda a série que ela mais odiou
Adicionar aos favoritos o Link permanente.