4 razões que explicam o sucesso de Better Man: A História de Robbie Williams

A cinebiografia do cantor Robbie Williams, Better Man, ganhou uma nova data de estreia no Brasil, depois da data prevista inicialmente, em 6 de fevereiro. Agora, o longa que conta a história do músico britânico chega aos cinemas brasileiros no dia 13 de março. 

Na trama, vemos a ascensão de Robbie Williams à fama, bem como sua queda e seu retorno ao estrelato. O curioso é que, além do ator Jonno Davies interpretando o astro, ele mesmo aparece no filme, representado como um macaco. 

Apesar de o astro pop não ser tão famoso no restante do mundo como é na Europa, Better Man: A História de Robbie Williams foi super bem recebido pela crítica e as sessões de cinema nos Estados Unidos têm sido lotadas. No Rotten Tomatoes, o índice de aprovação da obra é de 90% dos críticos que a avaliaram e 98% do público que a assistiu. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Algumas razões explicam o sucesso de Better Man e o Canaltech listou algumas delas antes de sua estreia no Brasil. 

 

1. Usar um macaco em CGI funciona

Com o anúncio do filme e o primeiro trailer no ano passado, questionou-se o uso de um macaco em CGI para representar Robbie Williams no longa. A ideia poderia ter feito Better Man flopar, mas na verdade se mostrou o oposto para os críticos.

O site Film Threat, por exemplo, afirmou que a representação do cantor como um macaco nunca se torna cansativa e pode ter sido o impulso que o filme, indicado ao Oscar na categoria Melhores Efeitos Visuais, precisava para fazer tanto sucesso.

2. Better Man foge dos clichês de cinebiografias

Alguns críticos afirmaram que a obra é considerada um clichê em sua apresentação. No entanto, a grande maioria das avaliações ressalta o quanto Better Man é original. Para o The List, a cinebiografia se destaca na multidão entre outros filmes do mesmo gênero. 

Já o Culture Mix ressalta o quanto o macaco que representa Robbie Williams é uma escolha única e divertida em um filme convencional. Por fim, os críticos do Flickering Myth descreveram a obra como “uma cinebiografia revigorante; uma dose de criatividade para o gênero mais exagerado e clichê”.

3. Não é preciso ser fã do músico para ver o filme

Robbie Williams representado por um macaco em Better Man
Robbie Williams é retratado como um macaco em Better Man (Imagem: Divulgação/Paramount Pictures)

Enquanto muitas cinebiografias são assistidas por fãs dos astros e estrelas, Better Man agrada até mesmo quem não conhece Robbie Williams ou sabe apenas dois ou três hits da sua carreira. 

O longa não só conta a história do astro pop para seus fãs, como também pode introduzir a história dele para quem não o conhece, como o público norte-americano, por exemplo. 

4. Cenas de Better Man são puro espetáculo

Com direção assinada por Michael Gracey, que também dirigiu O Rei do Show, as cenas de Better Man trazem vários espetáculos musicais. O The Gate não aprovou a forma como o filme narra a história, mas disse que o espetáculo apresentado nas cenas o tornam “grandioso”.

A escolha de Gracey para dirigir a obra pode sim ter contribuído para que as críticas de Better Man sejam tão positivas. Para a Empire Magazine, Michael Gracey traz a melhor surpresa cinematográfica do ano com a cinebiografia de Robbie Williams, enquanto a revista Time Out reforça como o diretor criou um longa “divertido, bombástico, brilhantemente coreografado e totalmente cativante.”

Leia também:

  • Better Man: trailer mostra Robbie Williams como macaco performático
  • 10 filmes sobre grandes astros da música
  • 7 artistas que merecem uma cinebiografia

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.