Meta, dona do Facebook, inicia demissão em massa de funcionários

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, iniciou uma demissão em massa de funcionários nesta segunda-feira (10/2). A estimativa é que o processo possa atingir cerca de 3.600 funcionários em vários países, o equivalente a 5% da força de trabalho da gigante de tecnologia, composta por cerca de 72 mil colaboradores.

Os cortes já vinham sendo cogitados pela imprensa dos Estados Unidos na semana passada. Na sexta-feira (7/2), a agência Reuters divulgou a existência de um memorando interno da companhia, confirmando as dispensas desta segunda-feira.

No mês passado, o CEO da companhia, Mark Zuckerberg, disse que demissões atingiram funcionários menos produtivos.  “Decidi aumentar o nível de exigência na gestão e afastar mais rapidamente os de baixo desempenho”, afirmou. Na ocasião, ele observou que as vagas seriam preenchidas novamente.

Ano intenso

Além disso, em uma reunião recente com os funcionários, Zuckerberg pediu que eles se preparassem para enfrentar um ano intenso. Algo esperado numa conjuntura em que as empresas do setor se digladiam para obter avanços em sistemas de inteligência artificial (IA), que têm sido decisivos para a valorização das ações do segmento. Agora, para aumentar a concorrência, os chineses também entraram no páreo com o recente lançamento do DeepSeek.

Os papéis da Meta subiram mais de 15% no último mês, enquanto várias marcas de tecnologia, incluindo a Microsoft e o Alphabet (dona do do Google), ficaram para trás por causa dos altos custos de investimentos contínuos em inteligência artificial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.