Vídeo: concessionária fica “ilhada” após alagamentos na Grande SP

São Paulo — A concessionária Original GWM , localizada na Avenida Antônio Souza, 590, no centro de Guarulhos, na Grande São Paulo, ficou ilhada após as fortes chuvas que atingiram a cidade na tarde desta segunda-feira (10/2).

Vídeos gravados por testemunhas mostram carros submersos no pátio da concessionária, situado às margens da Rodovia Presidente Dutra, altura do km 222, e afetado pela enchente. Veja:

 

Por conta das condições, funcionários da empresa ficaram presos na concessionária e precisaram de auxílio de transportes externos para deixar o local.

O Metrópoles tentou contato com a empresa para saber o prejuízo total que os alagamentos causaram à companhia, mas não obteve retorno. O espaço segue em aberto.

Ônibus ilhado

Outro registro que evidenciou o caos vivido pela população de Guarulhos foi o flagrante de um ônibus ilhado na Avenida Monteiro Lobato, também na região central do município. Passageiros ficaram dentro do coletivo, esperando que a chuva diminuísse. A água ultrapassou a altura dos assentos e as pessoas embarcadas tiveram que subir nas estruturas do veículo.

Veja:

 

No vídeo, uma das vítimas revela o sentimento de desespero dos presentes no local. Além disso, afirma que acionou o Corpo de Bombeiros, mas que o resgate estava demorando.

A reportagem tentou contato com a corporação para saber sobre o resgate das vítimas, mas também não obteve retorno.

Os bombeiros divulgaram que atenderam a 26 chamados para quedas de árvores, 60 para alagamentos/enchentes (18 em Guarulhos) e três para desabamentos/deslizamentos na região metropolitana de São Paulo.

A Defesa Civil afirmou que o temporal em Guarulhos causou uma interrupção no fornecimento de energia e no serviço de internet, o que afetou o contato telefônico. Ainda de acordo com o órgão a cidade registrou pontos de alagamento na área central e próximo à Rodovia Dutra.


“Alerta severo”

  • A Defesa Civil emitiu um “alerta severo” para risco de alagamentos e enxurradas para moradores de Guarulhos e das zonas norte, oeste, centro e leste de São Paulo, nesta tarde.
  • O recado também dizia para que os habitantes continuassem em locais seguros e tenham cuidados durante as chuvas.
  • Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, as zonas norte, leste, oeste, sul, centro e as marginais Tietê e Pinheiros foram colocadas em estado de atenção para alagamentos, rajadas de vento e queda de granizo.
  • De acordo com o centro, as chuvas, formadas pelo calor e a entrada da brisa marítima, começaram a atuar na capital.
  • O CGE afirmou que as zonas leste e oeste foram as mais prejudicadas pela chuva neste momento, principalmente nas regiões de Penha, Mooca e Butantã.
  • Em um determinado momento da tarde, mais de 77 mil endereços ficaram sem energia elétrica por conta das chuvas, de acordo com a Enel. No momento o número se aproxima de 41 mil imóveis.

Clima para os próximos dias

De acordo com o CGE-SP, a segunda semana de fevereiro terá predomínio de sol e forte calor. A capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas desde às 8h da última quinta-feira (6/2).

A terça (11/2) deve ser um dia de poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde. Os termômetros devem registrar temperatura mínima de 21°C e chegar aos 32°C.

Na quarta-feira (12/2) o quadro se repete, ou seja, madrugada com céu nublado, sensação de tempo abafado e termômetros em média na casa dos 21°C. O sol predomina desde o amanhecer entre poucas nuvens, com previsão de 32°C de máxima e percentuais mínimos de umidade por volta dos 33°C. Durante a tarde, não se descarta a ocorrência de chuva rápida de forma isolada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.